Depois de ter passado pelo Jardim Botânico Tropical, em Lisboa, o Magical Garden chega ao Jardim Botânico da Universidade do Porto. E a inauguração não poderia ser mais simbólica: 24 de junho, dia de São João, quando o sol cair e começar a noite. É o Porto que anoitece.
Se aqui já viveram estátuas encantadas e anões, que a escritora Sophia de Mello Breyner Andresen eternizou nos seus contos, nomeadamente O Rapaz de Bronze e A Floresta, faz todo o sentido que este Jardim Mágico lance um sopro de perlimpimpim sobre as personagens imaginadas pela autora que passou longas temporadas nesta casa e no jardim que, para si, era já um “território fabuloso”.
Mais do que um, o Jardim Botânico do Porto é composto por vários pequenos jardins, cada um recortado do outro, com segredos e ambiente próprios. Por isso, vá ao lago do Roseiral… e procure a personagem que foi especialmente criada para estar aqui, no Jardim Botânico da Universidade do Porto.
E cuidado! Porque vai encontrar elefantes, tigres e rinocerontes. Vai querer ver de perto flores de pétalas gigantes… Isto se não fugir dos dinossauros e de um longo alfabeto de bichos luminosos e improváveis que irá encontrar pelo caminho.
No total, prepare-se para um quilómetro de surpresas com direito a micro e video mapping, light design e experiências interativas. É um espetáculo imersivo, criado pelo atelier OCUBO que conjuga realidade e fantasia, recorre a elementos da natureza e a efeitos especiais para potenciar este território que, já de si, é “fabuloso”.
A esta aventura, ao ar livre, não vão faltar templos e ídolos egípcios, guerreiros em chamas e budas flamejantes. É a magia da “natureza selvagem”, dentro da cidade, e a cores… As improváveis cores refletidas nos lagos.
Há mais uma novidade: o vídeo que vai ser projetado na fachada sul da Galeria da Biodiversidade- Centro de Ciência Viva também foi inspirado na própria Galeria. E que história nos conta? É surpresa!
O Magical Garden vai poder ser visitado até dia 3 de outubro. Os espetáculos acontecem de quinta-feira a domingo, a partir das 18h00 (e assim que escureça). Nestes dias, a Galeria da Biodiversidade estará aberta ao público à noite. Em vez de fechar às 18h00, como acontece atualmente, passará a fechar às 23h00, com último acesso às 22h00.
O preço dos bilhetes para o Magical Garden varia entre os 8 e os 15 euros, com condições especiais para famílias, bem como para residentes no concelho do Porto, seniores, estudantes, pessoas com mobilidade reduzida e jovens dos 4 aos 17 anos. Crianças até aos 3 anos têm acesso gratuito.
Quem comprar o bilhete para o Magical Garden pode ainda adquirir um bilhete promocional de acesso à Galeria por 2,5 euros por pessoa.
Mais informações e bilhetes aqui.