Já se encontra aberto o processo eleitoral que culminará na escolha dos 12 representantes dos professores e investigadores, bem como do representante do pessoal não docente e não investigador no Conselho Geral da Universidade do Porto, para o quadriénio 2021-2025.
Fruto das circunstâncias causadas pela pandemia de COVID-19, e pela primeira vez, as eleições vão decorrer durante dois dias, a 14 e 15 de junho de 2021.
As listas candidatas devem ser formalmente apresentadas até 15 de maio, seguindo as normas estabelecidas pelo Regulamento Para a Eleição e Cooptação dos Membros do Conselho Geral da U.Porto e de acordo com o Calendário Eleitoral estipulado.
Estes e outros documentos pertinentes para o processo eleitoral estão disponíveis para consulta na página criada para o efeito no SIGARRA da U.Porto. Nesta página será também colocada toda a informação relevante para conhecimento do processo eleitoral, bem como os resultados que forem sendo obtidos.
Numa mensagem enviada esta terça-feira a toda a comunidade, o Presidente do Conselho Geral, Artur Santos Silva, deixou um “apelo ao envolvimento de todos neste processo eleitoral a fim de que, como é desejável, seja assegurada uma ampla participação”.
Sobre o Conselho Geral
O Conselho Geral é o órgão de governo da U.Porto responsável por, entre outras competências, eleger o Reitor da Universidade e, sob proposta deste, aprovar as linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.
O Conselho Geral da Universidade do Porto é constituído por 23 membros assim distribuídos: 12 representantes dos docentes e investigadores, quatro representantes dos estudantes e um representante dos não docentes e não investigadores, aos quais se juntam seis personalidades externas à Universidade, cooptadas pelos membros eleitos.