Espera-se a visita de cerca de 1800 alunos do secundário (foto: D.R.)

Estão abertas as inscrições para mais uma edição da iniciativa “Semana: Profissão Engenheiro” (SPE). Promovida pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a SPE vai dar a cerca de 1800 alunos do ensino secundário a oportunidade de conhecerem o lado multidisciplinar da engenharia nos próximos dias 27, 28 e 29 de março.

São 68 as atividades distribuídas por 24 percursos que encabeçam cinco profissões que os alunos do Ensino Secundário podem explorar na edição deste ano da Semana Profissão: Engenheiro: “Salvo o Planeta”, “Desenho o novo Homem”, “Crio a Sociedade do Futuro”, “Torno as empresas mais competitivas” e “Construo um Mundo novo”. Além das atividades transversais, existe ainda a possibilidade de participar em nove percursos monotemáticos, especificamente direcionados para alunos do 12º ano que tenham já uma ideia bem definida da área de engenharia favorita.

pelo terceiro ano consecutivo, a Semana Profissão: Engenheiro 2017 volta também a incluir a sessão “Damos asas ao Talento!”, destinada aos encarregados de educação que tencionem esclarecer dúvidas relativamente ao percurso académico e plano curricular dos diferentes cursos de engenharia da FEUP. Está prevista uma sessão para cada dia de iniciativa, a decorrer entre 18h30 e as 19h30. Nestas sessões, docentes da FEUP estão à disposição dos pais e professores, de forma a esclarecer dúvidas e assim promover uma tomada de decisão do aluno para o seu percurso académico-profissional mais informada e consciente e conciliada com pais e professores.

De forma a incentivar a participação dos estudantes nas atividades, foi criado o concurso de Instagram “Os 4 cantos da FEUP”, que premeia a fotografia mais original de um local específico na Faculdade. O vencedor tem a oportunidade de “Ser estudante FEUP por um dia” (uma experiência em que pode descobrir como é fazer parte do mundo académico) e ganha ainda uma sweatshirt da FEUP e um telemóvel.

A “Semana Profissão: Engenheiro” é uma oportunidade única para os alunos do ensino secundário conhecerem de perto a oferta formativa da FEUP. As atividades e percursos são desenhados pormenorizadamente de forma a materializar a importância das diferentes engenharias no nosso dia-a-dia e a dar a conhecer o significado da profissão “Engenheiro” e o seu papel na proteção do planeta, no aperfeiçoamento da humanidade e sociedade do futuro, na competitividade das empresas e na construção de um Mundo melhor.

As inscrições decorrem até ao dia 10 de março e podem ser efetuadas no  site do evento.