Deixar para trás o que lá vai e abrir a porta ao Novo Ano. É uma tradição da qual o NEFUP- Núcleo de Etnorafia e Folclore da Universidade do Porto não abre mão, e a Universidade do Porto também não. Desde o período do Natal até o primeiro mês do Novo Ano, há um conjunto de tradições que se espalham por todo o país e cujo simbolismo a academia acolhe e promove. A próxima acontece na tarde (18h00) de 16 de janeiro, dia em que os membros do NEFUP vêm Cantar as Janeiras à “casa mãe” da Universidade.

Na cidade do Porto, nomeadamente nas freguesias de tradição mais rural, há ainda associações ou coletividades formadas por amigos e vizinhos que, pelos cantares de Boas Festas, Janeiras e Reis, enfrentam o frio das noites de Dezembro e Janeiro e andam pelas ruas a bater de porta em porta. Cantam-se as Boas Festas (antes e durante o Natal), as Janeiras (no Ano Novo e durante o mês janeiro) e os Reis (de 5 para 6 de janeiro).

Os mensageiros da “Boa Nova” (o nascimento de Jesus e o desejo de um feliz Ano Novo) vão de porta em porta, comunicando com os donos das casas e recebendo, em troca, o que comer e beber. Normalmente, o que, por estas alturas, abunda em cima da mesa: frutos secos, chouriço, vinho, chocolates e outros petiscos usuais nas casas mais abastadas, ou, simplesmente, bolo-rei e vinho do porto. Há também quem ofereça dinheiro. Em alguns casos, apresentam-se autos teatrais populares, que podem incluir danças, textos dramáticos e cantares.

Cantar as Janeiras faz parte das tradições do NEFUP. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

O que vamos cantar?

As Janeiras que o NEFUP vai trazer ao átrio principal da Reitoria da U.Porto baseiam-se nas “Janeiras do Capitão Chamiço”, recolhidas no Concelho de Gondomar (pelo já extinto GAG – Grupo Etnográfico de Gondomar). A este repertório, serão acrescentados cantares tradicionais, recolhidos de várias regiões do país, que eram utilizados para “animam os patrões da casa”, na expectativa de algumas oferendas.

Note-se que as músicas das Janeiras são simples, com quadras dedicadas ao Menino Jesus, à Nossa Senhora, a São José e, claro, incluindo os votos de um Bom Ano. As letras variam de terra para terra e podem mudar de ano para ano.

A canção mais conhecida é o Natal dos Simples, com letra e música de Zeca Afonso: “Vamos cantar as janeiras / Vamos cantar as janeiras / Por esses quintais adentro vamos / Às raparigas solteiras / Vamos cantar orvalhadas / Vamos cantar orvalhadas/ Por esses quintais adentro vamos / Às raparigas casadas”

A apresentação do NEFUP será aberta a toda a comunidade.

Sobre o NEFUP

Fundado em 1982 por um grupo de estudantes e licenciados da U.Porto, o NEFUP – Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto tem como missão a recolha, estudo e divulgação do folclore português, apresentando-o sob a forma de espetáculos de dança, cantares e outros.

Para além de inúmeras exibições no País em espetáculos para associações culturais e recreativas, escolas, autarquias e instituições de solidariedade social, o NEFUP já representou, também, Portugal no Reino Unido, Grécia, Espanha, Brasil e Macau.