FEUP CAREER FAIR 2015, PORTO; FOTO: FILIPE PAIVA

Mais de 50 empresas estarão presentes na FEUP Career Fair para recrutar novos talentos.

Três dias inteiramente dedicados à oferta de emprego: vai ser assim na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), de 11 a 13 de outubro, com 50 empresas em stand a recrutar novos talentos! Há 1500 ofertas na área de engenharia para conhecer e não deixar escapar com empresas de topo do panorama nacional e internacional. É uma iniciativa que se destina sobretudo aos estudantes finalistas que queiram começar a perceber o modus operandi das entrevistas de emprego, mas também aos alumni FEUP interessados em conhecer as 1500 ofertas de emprego que vão estar disponíveis na edição 2016 da FEUP Career Fair.

Com lotação esgotada, a feira de emprego da FEUP é uma excelente oportunidade para os estudantes adquirirem competências e aprenderem mais sobre entrevistas e processos de recrutamento nas empresas, e ao mesmo tempo receber inputs sobre a melhor maneira de se prepararem para o mercado de trabalho. Na edição deste ano, destaque para o facto de 16 empresas estarem a recrutar graduados já com doutoramento, o que evidencia a aposta das empresas num segmento especializado e altamente qualificado.

Este ano, a FEUP promove pela primeira vez o “Career Sunset”, uma atividade de networking que pretende proporcionar um momento de interação informal e descontraído entre as 33 empresas inscritas e os estudantes e graduados que vão poder interagir, explorando contactos que facilitem o recrutamento e a entrada no mercado de trabalho. Para as empresas, esta é uma excelente oportunidade de ficarem a conhecer o meio académico e de mais facilmente contactarem com estudantes e graduados FEUP, afastando-se da abordagem típica dos processos de recrutamento. Para os estudantes é uma oportunidade de estarem próximos de potenciais empregadores, de mostrarem o seu “lado B” e de evidenciarem características e competências de uma forma espontânea.

Além das habituais Chat-Room & Speed Talk em que os estudantes e alumni podem conversar diretamente com a empresa pretendida durante 30 minutos, estão previstas também IT Speed Talks para as empresas ligadas ao ramo da informática e novas tecnologias. A ideia é desafiar 17 empresas a fazer um pitch de 5 minutos que convença estudantes e graduados a optar pela sua empresa.

Depois dos resultados finais de acesso ao ensino superior terem surpreendido o país e mostrado que os jovens procuram cada vez mais as áreas de engenharia – Engenharia e Gestão e Industrial da FEUP foi o curso que registou notas de entrada mais elevadas em toda a Universidade do Porto com 19,9 valores – as atenções voltam-se para a empregabilidade dos cursos e as saídas profissionais. Dados recentes do Observatório de Emprego da FEUP revelam que o Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC) é o curso mais bem posicionado na FEUP com uma taxa de emprego a rondar os 96%. Seguem-se o Mestrado Integrado em Engenharia Metalúrgica e Materiais (MIEMM) e o Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica (MIEM), ambos com 92% de taxa de empregabilidade relativamente aos estudantes que terminaram o seu percurso académico em 2014/2015.

Consulte aqui o programa detalhado da Career Fair 2016.