“Semana Profissão: Engenheiro” (SPE) oferece mais de 60 atividades para alunos, professores e psicólogos do secundário.

Há 120 percursos diferentes e cerca de 70 atividades para explorar na edição deste ano da “Semana: Profissão Engenheiro” (SPE), uma iniciativa que reúne nos dias 12, 13 e 14 de março, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), 1500 alunos de escolas secundárias com interesse em conhecer de perto as atividades e os projetos das áreas de engenharia.

À semelhança de edições anteriores e de maneira a mostrar o lado multidisciplinar da profissão de engenheiro, todas as atividades foram pensadas e dinamizadas de acordo com cinco áreas temáticas:  “Salvo o Planeta”, “Desenho o novo Homem”, “Crio a Sociedade do Futuro”, “Torno as empresas mais competitivas” e “Construo um Mundo Novo”. Para os alunos do 12º ano, que já têm uma preferência forte por uma área específica da engenharia, é dada a possibilidade de escolherem um percurso monotemático, este ano também com a participação de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.

Outra novidade da edição deste ano da SPE é a realização de sessões da Women in Engineering Portugal (WIE-Portugal), no âmbito da parceria estabelecida a propósito da iniciativa “Profissão: Engenheira”. As sessões serão agilizadas pela secção da WIE que se encontra neste momento em formação na FEUP. A WiE é uma organização mundial que promove as mulheres no mundo da engenharia e da ciência que pretende ajudar quem já está inserido no mundo da engenharia, bem como influenciar as gerações mais jovens através da apresentação testemunhos de mulheres que prevaleceram nesta carreira.

Os participantes da SPE vão ter também a oportunidade de travar um contacto mais direto com alguns grupos estudantis ligados à FEUP: a Associação de Estudantes (AEFEUP), o BEST Porto, a Tuna Feminina de Engenharia (Tunafe), Tuna de Engenharia da Universidade do Porto (TEUP) e o núcleo de estudantes de Engenharia Eletrotécnica e Informática (NuIEEE) e ainda a Engenharia Rádio.

A “Semana Profissão: Engenheiro” é uma oportunidade única de os alunos do ensino secundário conhecerem de perto a oferta formativa da FEUP. Todas as atividades propostas e os percursos idealizados pretendem materializar a importância da engenharia no nosso dia-a-dia, assim como dar a conhecer o significado da profissão “Engenheiro” e o seu papel na proteção do planeta, no aperfeiçoamento da humanidade e sociedade do futuro, na competitividade das empresas e ainda na construção de um Mundo melhor.