Manuel Monte é professor de Química da FCUP e investigador do Centro de Investigação em Química da U.Porto. (Foto: DR)

Vai ser lançado no próximo dia 6 de junho o livro “O Bairro da Tabela Periódica”, uma peça de teatro da autoria de João Monte, docente do departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). A sessão de apresentação terá início às 16h00, no Anfiteatro -120, do Departamento de Física e Astronomia da FCUP.

Editado pela U.Porto Edições, com o apoio do departamento de Química e Bioquímica da FCUP e da Sociedade Portuguesa de Química,”O Bairro da Tabela Periódica” é, segundo o cientista Alexandre Quintanilha, um livro “cheio de surpresas curiosas e revelações fascinantes”. E “de forma subtil, enquanto transmite noções fundamentais da química, deixa-nos entretidos”, destaca o também professor catedrático jubilado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da U.Porto

Integrada nas comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica (IYPT), a apresentação da obra ficará a cargo de José Alberto Ferreira Gomes, Professor Emérito da FCUP-DQB e Comissário Nacional para as Celebrações do IYPT 2019. Presentes estarão também a Vice-Reitora para a Cultura, Fátima Vieira, e da Diretora da FCUP, Ana Cristina Freire.

A sessão, de entrada livre, incluirá ainda a leitura encenada de alguns excertos da peça, que deverá ser levada a cena ainda este ano, no âmbito das comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica

Sobre o autor

Manuel João Monte é docente de Química da FCUP e investigador do Centro de Investigação em Química da Universidade do Porto, onde coordena o grupo de investigação “Termodinâmica Molecular e Supramolecular”. Para além das aulas e da investigação, tem-se dedicado à área da divulgação de ciência. Neste âmbito traduziu a peça Oxigénio de Carl Djerassi e Roald Hoffmann (Editora UP, 2005) e Falácia de Carl Djerassi (Editora UP, 2011) que foram representadas no Teatro do Campo Alegre pela companhia Seiva Trupe.