A necessidade de conter a propagação do surto de COVID-19 leva a que milhões de portugueses se “refugiem” em casa por estes dias. A pensar nessas pessoas, e em particular nos estudantes e investigadores, pessoal docente e não-docente da Universidade do Porto, apresentamos um conjunto de sugestões de atividades para ocupar o tempo da melhor forma…

Mente Sã em Corpo São

Pensamento positivo

É importante manter a calma e pensar de forma positiva sobre a situação que o país vive atualmente. Prevenir é o melhor remédio.

Ouvir as playlists da U.Porto no Spotify

A Universidade do Porto preparou uma lista de músicas para garantir que todos a melhor banda sonora de sempre durante este período. Aproveitem a música!

Não atacar o armário das bolachas e o frigorífico

Sabemos que, em casa, o desejo de comer tudo o que existe “à mão” aumenta. Mas é preciso ter cuidado. Ter uma alimentação equilibrada, não abusar dos snacks e comer de forma regrada e a horas são alguns dos “mandamentos” a seguir. Quando isto tudo passar, ninguém vais gostar que as calças que adora não lhe sirvam…

Manter a atividade física regular

Não poder ir ao ginásio já não é mais uma desculpa. Paraque todos se possam manter ativos, mesmo dentro de casa, o Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) organiza diariamente sessões online gratuitas, pensadas para todos os gostos e idades.

Experimentar novas técnicas de relaxamento

mindfulness está na moda. E esta é por isso uma boa altura para conhecer novas técnicas de relaxamento, como o yoga, a meditação e o tai-chi. Para além de garantirem elasticidade e reforço muscular, estas práticas fazem ainda relaxar a mente e trazer a necessária paz de espírito.

Manter-se informado!

É preciso contrariar a atual tendência de desinformação e das fake news. Isto implica escolher bem onde e como nos informamos. Urge dizer “Não!” às notícias falsas, às mentiras e à manipulação de que todos somos algo atualmente, nomeadamente nas redes sociais. Antes de partilhar qualquer conteúdo, é importante garantir-se a veracidade do mesmo. E, claro, estar a par das “últimas ” do Notícias U.Porto e da atividade da Universidade no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter.

Vida Universitária e Profissional

Organizar o dia-a-dia. Manter a rotina

Como? Fazendo uma check-list das tarefas a fazer diariamente. Organizando o trabalho e permanecendo focado. Evitando as distrações. Preparando o horário com as atividades diárias. Ocupando o tempo de forma saudável e produtiva.

Atualizar o currículo e LinkedIn

Este é o momento perfeito para atualizar a vida profissional. Pôr o currículo em dia. Deixar o LinkedIn pronto para impressionar qualquer empresa. Nunca se sabe quando é que uma oportunidade profissional pode bater à porta.

Utilizar a tecnologia no estudo/trabalho

Teletrabalho e ensino a distância são a realidade que vivemos atualmente. Sendo assim, é importante experimentar novas ferramentas digitais para continuar e trabalhar com as equipas e/ou colegas de trabalho. Isto implica também distribuir as tarefas e não atrasar as entregas agendadas.

Investir em si próprio!

Este é o momento para desenvolver novas competências. Aprender aquela língua que sempre quisemos. Agora é o momento para dar o pontapé de saída. Começar a aprender online.

Lazer e Convívio

Não deixar a vida em suspenso

Ter de ficar em casa pode fazer com que nos sintamos solitários. Não o podemos permitir. Sair da cama todos os dias. Ir à janela, arranjar-se. A vida não parou. O mundo continua a girar. Cabe-nos a nós adaptar o ritmo de cada um à nova realidade.

Conversar com os amigos

Nunca esquecer os amigos. Eles continuam presentes do outro lado do telemóvel. Não é preciso enviar cartas, as mensagens ficam mais baratas, e são bem mais rápidas. Mandar um “Olá!” para aquele amigo com quem já não se fala há muito tempo!

Continuar a almoçar com os amigos e equipas

Não é preciso de ter saudades. Basta marcar uma hora e fazer uma vídeo-chamada. As gargalhadas ao almoço podem continuar a acontecer.

Atualizar as séries e filmes

Todos nós temos aquela série atrasada para ver e que nunca houve tempo. Pois bem, esse tempo chegou. Basta reservar algum tempo do dia para o sofá e atualizar episódios / experimentar novos filmes. Não esquecer as recomendações a familiares e amigos. E não ter medo de arriscar em géneros diferentes.

Ler!

É um os “hobbies” mais antigos do mundo e não é de estranhar. Basta tirar aquele livro da estante que está a ganhar pó. Dar o braço a torcer e dar uma oportunidade àquele livro recebido no natal passado.

Mas sobretudo, nunca esquecer…

Fiquem em casa!