À espera dos jovens do ensino secundário estão cerca de 70 atividades em cinco grandes áreas temáticas

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) vai receber, nos próximos dias 11, 12 e 13 de março, cerca de 1400 alunos do ensino secundário, durante a “Semana: Profissão Engenheiro” (SPE). Os estudantes, provenientes de 70 escolas de norte a sul do país,  vão ter a oportunidade de conhecer de perto os projetos e os laboratórios da FEUP,  percorrendo os 120 percursos criados para a edição deste ano.

As  70 atividades da “Semana: Profissão Engenheiro” são divididas em cinco grandes áreas temáticas, cada uma delas ligada a várias áreas da Engenharia: “Salvo o Planeta“, “Desenho o novo Homem“, “Crio a Sociedade do Futuro“, “Torno as empresas mais competitivas” e “Construo um Mundo novo“. O caráter transversal destes temas pretende dar a conhecer o lado multidisciplinar da engenharia, oferecendo atividades como “Células de combustível: fontes de energia limpa”, “Engenharia ao serviço da Saúde e do Bem-estar – o potencial dos microrganismos na produção de antibióticos”, “Simulador de Condução”, “Futebol robótico e robótica marinha” ou “Automação Industrial”.E para os alunos que já têm uma preferência forte por uma área específica da engenharia há ainda a possibilidade de escolherem um percurso monotemático.

A participação de associações e núcleos de estudantes da FEUP tem sido também cada vez mais abrangente, conferindo um caráter ainda mais interativo ao evento. Entre as atividades contam-se o “Puzzle Musical com a TUNAFE”, da Tuna Feminina, a experimentação de acordes musicais com a Tuna de Engenharia da Universidade do Porto (TEUP), a “construção de um hovercraft” com o Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e Informática (NuIEEE), o “marshmallow challenge” do BEST Porto, a gravação de um programa na Engenharia Rádio ou a atividade de “team building” com a Associação de Estudantes da FEUP (AEFEUP).

De forma a incentivar a participação dos estudantes nas atividades, foi criado um passatempo que premiará a melhor fotografia sobre a “Semana Profissão: Engenheiro”. Sob o tema “A Engenharia faz-me…”, o concurso pretende explorar as sensações que a Engenharia desperta entre os participantes. A fotografia mais votada no Facebook será premiada com a experiência de “ser estudante FEUP por um dia” e também com uma máquina de calcular Casio.

A “Semana Profissão: Engenheiro” é uma oportunidade única de os alunos do ensino secundário conhecerem de perto a oferta formativa da FEUP. Todas as atividades propostas e os percursos idealizados pretendem materializar a importância da engenharia no nosso dia-a-dia, assim como dar a conhecer o significado da profissão “Engenheiro” e o seu papel na proteção do planeta, no aperfeiçoamento da humanidade e sociedade do futuro, na competitividade das empresas e ainda na construção de um Mundo melhor.

“Profissão: Engenheira”

E porque a Engenharia não é só para homens, a FEUP, em parceria com a Fórum Estudante, está a organizar a iniciativa “Profissão: Engenheira”. O objetivo é desmistificar o paradigma de que esta profissão é destinada apenas aos homens, recorrendo para isso ao testemunho de estudantes e alumni da FEUP. Estas acompanham a FEUP às escolas secundárias portuguesas, com o objetivo de atrair cada vez mais estudantes do sexo feminino para o estudo da Engenharia.

O projeto arrancou na semana que celebra o Dia Internacional da Mulher, tendo visitado as Escola Secundárias Ferreira de Castro (Oliveira de Azeméis), de Ermesinde (Porto) e por fim o Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas (Porto).