“Os próximos anos vão ser muito desafiantes para a Universidade do Porto. Desde logo, porque há que mitigar os efeitos da pandemia e construir uma nova normalidade pós-covid.” O dia era de celebração pelos 110 anos de vida da U.Porto, mas foram o presente e o futuro que dominaram o tom do discurso do Reitor na Sessão Solene do Dia da Universidade 2021, que decorreu no passado dia 22 de março.

Discursando perante um Salão Nobre da Reitoria sem público (mas com milhares a seguir à distância), António de Sousa Pereira fez o balanço de um ano “ensombrado pela pandemia”, mas em que a U.Porto “não deixou de cumprir a sua missão” graças a um “esforço coletivo, responsável e solidário”.

“A crise sanitária tornou-nos mais resilientes, aumentando a nossa capacidade para lidar com o imprevisto e para nos adaptarmos às circunstâncias ditadas pela adversidade. É altura de saber aplicar esta resiliência em novos desígnios e horizontes, ajudando a ultrapassar tempos tão sombrios”, exortou o Reitor.

Olhando para o futuro, António de Sousa Pereira destacou ainda “a 4.ª revolução industrial, a transição digital, a descarbonização energética, a transformação laboral ou os avanços biomédicos” entre os “novos desafios” que se colocam à Universidade. Desafios que estão previstos no Plano Estratégico que a instituição irá implementar até 2030.

Em dia de festa, António de Sousa Pereira aproveitou ainda para convidar toda a comunidade a associar-se o programa de celebrações dos 110 anos da U.Porto, que se prolongará até março de 2021.  E lançou o apelo: “As comemorações devem, justamente, consolidar o espírito de abertura que tem marcado o relacionamento da Universidade do Porto com a sociedade”.

Recorde aqui todos os discursos e restantes momentos da Sessão Solene do Dia da Universidade 2021.