Manter as crianças ocupadas é uma das grandes preocupações de pais e educadores enquanto estão em casa. Outra preocupação passa por manter hábitos de saúde alimentar nos jovens. E se, então, aliarmos o ensino de boas práticas alimentares a pôr as mãos na massa com os mais pequenos?

É este o ponto de partida para o Vamos Pôr a Alimentação Saudável em Casa, título do mais recente Manual lançado pela Direção Geral da Saúde (DGS), a pensar naqueles que por estes dias, partilham o isolamento com crianças e jovens. Criado por docentes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP), em parceria com o Programa Nacional para a Promoção de Alimentação Saudável (PNPAS), o documento tem como objetivo ajudar os “encarregados de educação, professores e todos aqueles que por estes dias têm crianças em casa” a fomentar bons hábitos alimentares e a contrariar o sedentarismo.

Se é o seu caso, tome nota destas dicas que temos para si…

1. Comer mais frutas e hortícolas

Sopa duas vezes por dia e três peças de fruta diariamente. A regra é esta e não há que enganar. Uma peça de fruta ao pequeno-almoço, outra ao almoço e a terceira ao jantar. Fácil. Quanto aos legumes, não os deixe só na sopa. Procure incluí-los também no prato.

Sabemos que é provável que as crianças torçam o nariz a tudo o que é verde no prato, mas tente apresentá-los de forma diferente. Seja imaginativo.

2. Mais água…

Promova em casa o amor pela água. Água às refeições e não só. Beba água ao longo do dia e, se for difícil implementar este hábito, experimente, por exemplo, águas aromatizadas. São bebidas igualmente saborosas e, ao mesmo tempo, sem açúcar.

3. … e menos bebidas açucaradas

É preciso contrariar as estatísticas. No grupo de crianças entre os 6 e os 9 anos, 29.6% sofrem de excesso de peso e, inclusive, obesidade, muito provocadas pelo consumo de refrigerantes e outra bebidas altamente açucaradas.

4. Olhe para o relógio

Passar o dia em casa não pode ser sinónimo de comer a cada 10 minutos. Não deve comer com mais frequência nem em maior quantidades do que habitualmente. Comer de três em três horas é a regra de ouro.

5. Cuidado com os snacks

Evite também comprar snacks ricos em açúcares, que não são mais do que “lixos alimentares”. Ao invés de limitar o consumo em casa, comece por deixar de comprar. O fruto proibido é o mais apetecido mas, se não houver fruto, não há o que proibir. Opte por alternativas mais saudáveis.

6. Conta, peso e medida no leite e derivados

São fundamentais no desenvolvimento das crianças. O leite e derivados (queijos e iogurtes) são ricos em cálcio, vitaminas e minerais, e devem ser consumidos numa quantidade diária entre 400 e 500 ml.

Dê preferência a lácteos com baixos valores em açúcar e sem aromas ou pedaços. Adicione, por exemplo, pedaços de fruta que tenhas em casa.

7. Divirta-se a educar os mais novos

Aproveite o tempo livre e a companhia dos mais pequenos aí em casa para se divertirem e, ao mesmo tempo, ensine-os o que é uma alimentação saudável. Aprenda e ensine os mais pequenos a ler rótulos, a procurar as melhores opções e a saber armazenar os alimentos. Ensina-os a cozinhar, sempre com a tua supervisão. Ajusta as atividades às suas idades.

8. Faça a ementa em família

Envolva as crianças no planeamento e elaboração da ementa aí em casa para a semana. O objetivo é que cada ementa seja completa e variada em sabores e nutrientes.

9. Pense no que faz, mas também em como faz

Dê preferência a métodos de confeção saudáveis, como por exemplo, jardineiras, estufados ou cozidos. Dê cor aos pratos e, muito importante, evite os fritos.

10. Evite a Publicidade

Em abril de 2019, foi publicada legislação em Portugal que introduz limitações “à publicidade dirigida a menores de 16 anos de géneros alimentícios e bebidas que contenham elevado valor energético, teor de sal, açúcar, ácidos gordos saturados e ácidos gordos trans” (Lei n.º 30/2019).

No entanto, mais tempo em casa é sinónimo de maior consumo de televisão e de outros meios difusores de publicidade, como redes sociais. Fique atento à quantidade de publicidade a que as crianças assistem.

E, sobretudo

Fiquem em casa!