Em cima: João Nuno Gusmão Guedes, Joana Gusmão Guedes, Mafalda Aguiar Branco, Pedro Gusmão Guedes, Rita Linhas. Em baixo: José Pedro Gusmão Guedes, Maria Luísa Gusmão Guedes, Ana Júlia Gusmão Guedes, Paulo Gusmão Guedes (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Data dos anos 50 a entrada do primeiro membro da família Gusmão Guedes nos corredores da Universidade do Porto. Tudo começou com Manuel Guedes de Oliveira Guimarães, licenciado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), em 1956. Foi aí que se cruzou com Maria Luísa, que viria a tornar-se sua esposa e com quem constituiu uma família que já soma mais de uma dezena de elementos que passaram/estão a passar pela U.Porto. Depois de se ter licenciado também na FMUP, em 1957, Maria Luísa dedicou toda a sua vida à área da psiquiatria.

José Pedro é o filho mais velho do casal. Foi também o primeiro dos filhos a entrar na Universidade do Porto, onde se forma em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP). Quis o destino que a sua companheira Mafalda fosse também da “família U.Porto”, ao licenciar-se em Economia pela Faculdade de Economia (FEP).

O mesmo caminho seguiram os irmãos de José Pedro. Paulo volta-se para as letras e licencia-se em História, em 1984, pela Faculdade de Letras (FLUP). Desde os anos 90 que Paulo nunca perdeu a ligação à U.Porto. Foi o responsável pela organização da exposição anual da Universidade (Mostra de Ciência, Ensino e Inovação da Universidade do Porto) desde o seu início, em 2003, até à sua 14.ª edição, em 2016. Durante os últimos anos, integrou a coordenação do programa Universidade Júnior. Atualmente, integra a equipa que prepara a abertura do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, estando ligado à Galeria da Biodiversidade, unidade que está em processo de instalação na Casa Andresen (Jardim Botânico do Porto).

Foi também na Faculdade de Letras que, uns anos mais tarde, a irmã mais nova Júlia fez o seu percurso académico. Licencia-se também em História, em 2009.

Rita, Joana, João Nuno e Pedro são parte da terceira geração da família. No ano 2001, Rita começa o seu percurso na Faculdade de Direito da U.Porto (FDUP), de onde sai licenciada em 2006. Já Joana, depois de se ter matriculado em Matemática e Ensino da Biologia-Geologia, descobre na Biologia a sua paixão. Licencia-se pela Faculdade de Ciências (FCUP) em 2008 e, dois anos depois, completa o mestrado em Oncologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). É aqui que também investigadora no i3S frequenta, atualmente o Doutoramento em Biologia Molecular e Celular.

João Nuno é o primeiro da família a seguir engenharia. Entra nos corredores da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) em 2005. Depois de uma mudança de curso, é mestre em Engenharia Informática e Computação, desde 2014.

Pedro, o mais novo desta geração, é também o que ainda vive, de perto, a Universidade do Porto. Frequenta atualmente o quarto e último ano da licenciatura em Direito na FDUP.

Conheça outras famílias e histórias U.PORTO GENERATIONS aqui.