O Prémio Cidadania Ativa distingue os melhores projetos e ações desenvolvidos em 2013 nas categorias de Solidariedade, Empreendedorismo, Pedagogia e Desporto e /ou Ambiente. (Foto Arquivo)

Pela primeira vez, a Universidade do Porto criou um galardão que visa distinguir os estudantes que se diferenciem positivamente no campo da cidadania. As candidaturas estão abertas até 16 de abril de 2014.

Com vista à valorização do mérito da participação estudantil em atividades extracurriculares que desenvolvam práticas de cidadania ativa, o prémio distinguirá os melhores projetos e ações desenvolvidos no ano civil de 2013, nas categorias de Solidariedade, Empreendedorismo, Pedagogia, Deporto e/ou Ambiente.

O novo galardão da U.Porto destina-se a todos os estudantes de todos os ciclos de estudos da instituição ou a alumni que tenham frequentado a Universidade no período a que se reporta o prémio. Contudo, as candidaturas terão de ser apresentadas por outro membro da comunidade académica (estudantes, alumni, docentes, investigadores ou funcionários não docentes) que não o próprio nomeado.

O vencedor em cada uma das categorias a concurso será galardoado com um prémio no valor de mil euros e a menção da distinção no suplemento ao seu diploma académico. O critério de seleção do vencedor terá por base a relevância, importância e sustentabilidade do projeto e/ou ações desenvolvidas por cada um dos estudantes nomeados.

As candidaturas podem ser feitas através do envio para [email protected] do formulário de candidatura, onde deverá constar a identificação do candidato, da categoria a que concorre e de uma justificação detalhada da proposta de candidatura.

A entrega dos prémios aos vencedores decorrerá, este ano excecionalmente, a 19 de maio, por ocasião do Dia Mundial da Cidadania.

O regulamento e informações mais detalhadas sobre o Prémio Cidadania Ativa da Universidade do Porto está disponível em www.up.pt/cidadaniativa.