Fundada em 1911, a Universidade do Porto é uma das mais antigas e prestigiadas instituições de Ensino Superior em Portugal.

No dia 21 de março realizam-se as comemorações oficiais do 103.º aniversário da Universidade Porto. Às 15 horas, o Edifício Histórico da U.Porto (Praça Gomes Teixeira), será novamente palco da Sessão Solene que assinala a data.

Apesar das suas origens remontarem ao século XVIII, a U.Porto foi fundada oficialmente como Universidade a 22 de março de 1911. Atualmente, a Universidade do Porto é uma das mais antigas e prestigiadas instituições de Ensino Superior em Portugal.

A cerimónia  terá como oradora convidada Maria Helena Nazaré, antiga reitora da Universidade de Aveiro e atual presidente da European University Association (EUA), que irá proferir uma palestra sob o tema “Dimensão Social do Ensino Superior na Europa”.

A abertura desta Sessão Solene estará a cargo de Alfredo de Sousa, antigo Provedor da Justiça e presidente do Conselho Geral da U.Porto, seguido da intervenção de Paulo Azevedo, CEO da Sonae e presidente do Conselho de Curadores da Universidade. A intervenção de Encerramento será da responsabilidade do Reitor da U.Porto, José Marques dos Santos.

E, porque é o Dia da Universidade, comemoram-se e distinguem-se os que dela fazem parte. Assim, a cerimónia terá um momento de atribuição do Prémio Incentivo que, este ano, premeia os 19 melhores estudantes do primeiro ano de cada unidade orgânica. O Prémio Excelência Pedagógica, que destaca a inovação e qualidade pedagógica dos professores da Universidade, será entregue a José Luís Fernandes, professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Também este ano será reconhecido o contributo prestado por professores jubilados ou reformados à instituição, através da Proclamação de Professor Emérito.

Além dos docentes, a Sessão Solene do Dia da Universidade faz-se, ainda, com a intervenção de Maria João Leite Cardoso, membro do Secretariado Executivo da Comissão de Trabalhadores da Universidade do Porto. A arquiteta Paula Silva e Daniel Freitas são os convidados escolhidos para representar, respectivamente, os alumni – com a apresentação “Cidade, património e cultura: a visão de uma antiga estudante” – e os estudantes da Universidade do Porto.

A Mostra da Universidade do Porto, evento que é já tradição do calendário das comemorações do Dia da Universidade, realiza-se este ano de 27 a 30 de março,  no Pavilhão Rosa Mota.