Artur Santos Silva será o orador convidado da Sessão Solene do Dia da Universidade 2017. (Foto: Egídio Santos/U.Porto)

A Universidade do Porto celebra no próximo dia 22 de março, quarta-feira, o seu 106.º aniversário. Ocasião para recordar a história da Universidade e para antecipar o futuro da instituição, o Dia da Universidade 2017 será um momento de celebração para toda a comunidade académica, estendendo-se este ano ao resto da população através de um programa de atividades culturais e desportivas que vão levar as comemorações até às ruas e outros espaços da cidade.

Como manda a tradição, o ponto alto do Dia da Universidade será a sessão solene que, durante a tarde, vai reunir no Salão Nobre da Reitoria os líderes das principais instituições da cidade e região e dos órgãos de governo da Universidade do Porto. Com início marcado para as 15h30, o evento abrirá com o tradicional cortejo dos professores doutorados da U.Porto.

O destaque da cerimónia vai para a intervenção de Artur Santos Silva, Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian e Doutor Honoris Causa pela Universidade do Porto, que irá discursar na qualidade de orador convidado. Para o final está reservado o discurso do Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, que fará o balanço anual das atividades da Universidade e abordará os desafios futuros que se colocam à instituição.

No programa do evento estão ainda previstas as intervenções de Alfredo de Sousa (Presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto), Miguel Cadilhe (Presidente do Conselho de Curadores da U.Porto), Rodrigo Medeiros (representante dos estudantes da U.Porto) e Joana Cunha (Representante dos Trabalhadores da U.Porto).

O Dia da Universidade é também o momento de reconhecer e premiar o mérito de estudantes e professores que se distinguiram ao serviço da U.Porto durante o último ano. Entre as distinções a atribuir inclui-se o Prémio de Excelência Pedagógica, destinado ao professor com o melhor projeto de inovação e qualidade pedagógica do ano. Antes, serão entregues a 26 estudantes o Prémio de Cidadania Ativa (para aqueles que se notabilizaram em atividades extracurriculares de cidadania) e o Prémio Incentivo (para os estudantes com melhor média de primeiro ano em cada faculdade).

Após um momento musical a cargo de Jed Barahal, violoncelista de origem norte-americana e professor da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, terá ainda lugar a proclamação dos novos Professores Eméritos da U.Porto (professores jubilados ou reformados que se destacaram pelos altos serviços à U.Porto e que, por isso mesmo, continuarão a colaborar com a Universidade). Este ano, os professores distinguidos serão Fernando Noronha, José Ferreira Gomes, Adélio Machado e João Bessa Sousa, todos eles da Faculdade de Ciências (FCUP), e ainda José Costa Lima, da Faculdade de Farmácia (FFUP).

Festejar com música e desporto

Comemorações arrancam na noite de 21 de março com um Concerto de Tributo à cidade e à Região no Teatro Rivoli, pela Orquestra Clássica da FEUP (Foto: Egídio Santos/U.Porto)

A festa do 106.º aniversário da U.Porto não se resume, contudo, à sessão solene na Reitoria. Na verdade, as comemorações arrancam logo na noite do dia 21, às 21h30, com um Concerto de Tributo à cidade e à Região no Teatro Rivoli (Grande Auditório Manoel de Oliveira). Sob direção artística do maestro José Eduardo Gomes e perante uma sala esgotada, a Orquestra Clássica da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) vai interpretar um conjunto de obras de Beethoven, J. Sibelius, G. Bizet e Tchaikovsky.

Já no Dia da Universidade, e uma vez terminada a sessão solene, toda a população está convidada a juntar-se numa corrida pelas ruas do Porto, com destino à Reitoria. Integrada no projeto UPRunning, a corrida partirá à mesma hora (18h45) dos três polos da Universidade: Reitoria (polo I), pavilhão Luís Falcão (polo II) e Estádio Universitário (polo III). A inscrição é gratuita e inclui a oferta da t-shirt UPRunning,

Também no dia 22 de março, o Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) abre as portas das instalações desportivas da U.Porto nas quais decorre o Programa UPFit – Faculdade de Desporto e CDUP-Boa Hora – para que todos possam comemorar o 106.º aniversário da U.Porto de uma forma ativa e saudável. Entre as atividades de fitness à escolha (gratuitamente) inclui-se musculação, sessões de ritmo e dança, yoga, pilates, natação e hidroginástica.

Recorde-se que a Universidade do Porto foi formalmente constituída como tal a 22 de março de 1911, por diploma do I Governo da República. Contudo, as suas raízes remontam a 1762 e à Aula Náutica criada por decreto régio a pedido dos principais comerciantes vinícolas da cidade. Esta escola, que marcou o início do ensino público no Porto, funcionou nas instalações do então Colégio dos Meninos Órfãos, no local onde agora se situa a Reitoria da U.Porto.