Europeus Universitários 2015 - Karaté

Luís Silva e Inês Rodrigues fizeram história no Europeu Universitário de Karaté (Foto: DR)

A Universidade do Porto continua a fazer história no desporto universitário. Numa altura em que ainda faltam entrar em ação vários atletas nas diferentes modalidades, a U.Porto já garantiu quatro medalhas – entre as quais uma inédita medalha de ouro – na edição 2015 dos Campeonatos Europeus Universitários, superando o seu melhor registo de sempre na principal competição europeia de desporto universitário.

O grande destaque vai para a conquista do título europeu universitário – o primeiro da U.Porto – por Luís Silva no Campeonato Europeu Universitário de Karaté, que decorreu em Montenegro de 23 a 26 de julho. O estudante da Faculdade de Ciências (FCUP) fez história ao vencer a medalha de ouro na prova de Kata, onde contou com o apoio da delegação da U.Porto. “Durante a competição tive boas sensações e o apoio dos meus colegas foi fundamental!”, diz o estudante.

Com esta vitória, os objetivos do Luís enquanto estudante-atleta da Universidade do Porto vão ainda mais longe: “É um orgulho vencer este título que funciona como prova de que o Karaté tem muito para dar à U.Porto. Agora quero continuar a trabalhar mais e com mais força para poder revalidar este título no próximo ano na Croácia nos EUSA Games!”.

Também no Karaté, Inês Rodrigues alcançou a medalha de bronze. Para a estudante da Faculdade de Belas Artes (FBAUP), “foi o cumprir de um objetivo importante para a nossa modalidade e para o desporto universitário da U.Porto”, afirma a atleta.

ceu_2015_rugbyfem

A equipa de rugby 7s feminino da U.Porto é a nova vice-campeã europeia universitária. (Foto: DR)

Brilhante foi também o percurso que levou a equipa de Rugby 7s feminino a sagrar-se vice-campeã europeia universitária, numa competição que decorreu na Hungria, de 22 a 25 de julho. Para as bicampeãs nacionais tratou-se de mais um feito inédito, depois de um campeonato duro em que “equipa esteve com uma atitude inigualável e incomparável, fomos verdadeiras guerreiras dentro e fora dos relvados”, afirma Catarina Ribeiro (FADEUP), capitã da Seleção da U.Porto.

Europeus Universitários 2015 - Futebol feminino

A equipa de Futebol 7 feminino está a um empate do título europeu universitário (Foto: DR)

Com uma medalha garantida está igualmente a equipa de Futebol 7 feminino, que se encontra a disputar o europeu da modalidade em Osijek, na Croácia. Ao fim de cinco jogos, a seleção portuense já garantiu a prata e precisa apenas de um empate no último jogo – frente às alemãs da Universidade de Wurzburg, a 28 de julho, às 10h30 locais – para chegar a um inédito título de campeã da Europa.

No que toca aos outros estudantes / equipas da U.Porto que já entraram em ação nos Europeus Universitários, a equipa de Basquetebol 3×3 masculino estreou-se na competição – disputada entre 23 e 26 de Julho, na Sérvia –  com um 9º lugar. A nível individual, Pedro Catarino esteve em plano de destaque ao conquistar a prova de afundanços. Já a equipa masculina de Rubby Sevens alcançou o 7.º lugar da competição.

Concretizado o “sonho” das medalhas, a Universidade do Porto é neste momento a instituição portuguesa com mais medalhas conquistadas nos Europeus Universitários. “Estes resultados enchem-me de orgulho essencialmente pela dedicação, entrega e espírito de sacrifício que tenho vivenciado nos nossos atletas, eles merecem estas conquistas e isto só vem demonstrar que a forte aposta no desporto universitário e nas representações europeias é uma aposta ganha”, afirma Bruno Almeida, diretor do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).

A próxima equipa da U.Porto a entrar em ação é a seleção de Ténis feminino, que já está na Polónia para disputar o Europeu da modalidade (28 de julho a 3 de agosto). A equipa é constituída pelas atletas Raquel Mateus (FADEUP), Rita Vilaça (FDUP) e Rita Pichel (ICBAS) e participa pela segunda vez nestes Campeonatos Europeus Universitários, “o que nos dá uma motivação extra”, afirma João Botelho, treinador da equipa de Ténis da U.Porto.

Após estas competições, a U.Porto disputa ainda em agosto e setembro os Campeonatos Europeus de Andebol feminino, Escalada, Golfe, Remo e Xadrez.

Acompanhe os resultados no facebook do CDUP-UP.