Carlos Brito ALUMNI

Pró-Reitor Carlos Brito, mostrando o novo Portal ALUMNI U.Porto, durante a 1ª Networking Session ALUMNI U.Porto.

Foi inaugurado, no passado dia 9 de julho, o Portal ALUMNI U.Porto, o  novo “ponto  de encontro” dos antigos estudantes da Universidade. Lançado durante a 1ª Networking Session ALUMNI U.Porto, promovida pelo  Gabinete ALUMNI U.Porto, esta plataforma visa potenciar o relacionamento da Universidade com a sua comunidade de antigos estudantes.

Procurando seguir os melhores exemplos de portais internacionais para relacionamento das universidades com as suas comunidades de antigos estudantes, o novo portal ALUMNI integra uma estrutura de comunicação externa simples e acessível. Preparado para ser utilizado em dispositivos móveis (ex: tablets, smartphones, etc) contará, muito brevemente, com uma versão em língua inglesa.

Alinhado com a imagem do website institucional da U.Portoinaugurado no passado mês de Abril, o portal  disponibiliza um conjunto de conteúdos dedicados aos antigos estudantes da U.Porto, estruturados em quatro grandes áreas de informação. Entre eles conta-se uma área dedicada às várias formas de manter contacto com a alma mater (“Ligue-se”), uma área focada nos recursos que permitam o contínuo enriquecimento educacional e profissional do antigo estudante (“Cresça”), uma área dedicada à intervenção cívica e envolvimento ativo com a Universidade (“Colabore”) e uma área de reconhecimento e recordação histórica (“Inspire-se”).

Para além disso, também é possível navegar sob a forma dos três grandes tipos de antigos estudantes considerados estratégicos para a Universidade: os recém-graduados ou que já usufruem de uma experiência profissional importante (ALUMNI Carreira & Experiência), aqueles que têm uma ligação privilegiada ao tecido empresarial (ALUMNI Empresas) e ainda os  que se encontram a desenvolver a sua atividade fora do país (ALUMNI Internacional). O  Portal conta ainda com uma área de Notícias e Eventos especialmente relacionada com esta comunidade e operacionalizada diretamente pela rede ALUMNI constituída pelas várias Faculdades da Universidade do Porto.

Portal ALUMNI Screen

O novo Portal ALUMNI U.Porto integra-se num ambicioso projeto de modernização digital do relacionamento com os antigos estudantes da U.Porto.

Carlos Brito, Pró-Reitor para os Antigos Estudantes, realça este lançamento como “mais um forte contributo para a implementação de uma nova política de gestão de relações com os antigos estudantes da U.Porto”. Esta política inclui um projeto tecnológico integrado de modernização digital da rede ALUMNI da U.Porto.

Para além do Portal ALUMNI U.Porto, encontra-se também em desenvolvimento um sistema de Costumer Relationship Management (CRM) que irá profissionalizar e modernizar a base de dados dos antigos estudantes da U.Porto, que conta, atualmente, com cerca de 90.000 contactos de antigos estudantes registados. Este plano integrado de modernização digital inclui também a aposta na gestão da presença da U.Porto na plataforma de rede social Linkedin.