A U.Porto conquista o 301º lugar entre as melhores universidades do mundo. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A Universidade do Porto acaba de ser distinguida pelo QS World University Ranking 2018 como a melhor instituição de ensino superior em Portugal. A U.Porto sobe 22 lugares face ao ano anterior e está às portas do “top 300” mundial, figurando agora no 301.º lugar entre as melhores universidades do mundo.

Pelo quinto ano consecutivo, a Universidade do Porto encabeça as instituições portuguesas naquele que é um dos mais importantes e reputados rankings internacionais do Ensino Superior. Só nos últimos cinco anos, a Universidade subiu 42 posições na classificação geral, cujos primeiros lugares são ocupados este ano por três instituições norte-americanas: o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e as universidades de Stanford e Harvard, respetivamente.

Entre os principais indicadores analisados, a Universidade do Porto destaca-se no 220.º lugar ao nível reputação académica e no 238.º no que toca à reputação entre os empregadores. A U.Porto conquista ainda a melhor representação portuguesa no número médio de citações por docente, ocupando o 208.º lugar entre as melhores no panorama mundial.

Numa avaliação ao contexto global, a Universidade do Porto contabiliza um total de 107,859 citações, equivalente ao dobro da média global. Relativamente às áreas de estudo onde estes números são mais relevantes, o maior destaque vai para as ciências da vida e medicina, seguindo-se as ciências naturais e engenharia e tecnologia.

Promovido pela consultora britânica Quacquarelli Symonds (QS), o QS World University Ranking 2018 avalia o desempenho de mais de 3500 instituições de todo o mundo, de acordo com seis indicadores: a reputação académica, a reputação entre empregadores, a relação entre corpo docente e estudantes, as citações por docentes, os estudantes internacionais e os docentes internacionais. Para esta análise contribuem as respostas de  75 mil académicos e mais de 40 mil empregadores.

Os resultados globais podem ser consultados aqui.