A U.Porto é a melhor universidade portuguesa no ranking internacional Times Higher Education. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

A Universidade do Porto é a única universidade portuguesa entre as 500 melhores do mundo, segundo mais recente Times Higher Education World University Ranking. Divulgado esta quarta-feira, o ranking da publicação britânica posiciona a U.Porto no grupo das 401 a 500 melhores do mundo, tendo sido a única universidade portuguesa a subir na classificação face ao ano passado.

A melhor universidade portuguesa no ranking internacional subiu em quatro dos cinco critérios avaliados pela Times Higher Education. A U.Porto distingue-se no número de citações, com um resultado de 55,7 (mais 9 pontos face ao ano passado), e no volume e reputação da investigação científica, com 27,2 pontos. Para aém da produção científica, a Universidade do Porto destaca-se na área da internacionalização, com um resultado de 50,5 pontos. Na qualidade do ensino, a U.Porto é avaliada com 27,5 pontos e 37,8 nas relações com a indústria.

No panorama europeu, a Universidade do Porto está posicionada no grupo das 198-252 melhores instituições de ensino superior.

Naquela que é já a sua 15.ª edição, o World University Ranking 2019 avaliou mais de 1250 universidades de todo o mundo e destacou 13 universidades portuguesas: Aveiro, Coimbra, Lisboa e Nova de Lisboa, entre os lugares 501 e 600, e Algarve, Beira Interior, Minho e ISCTE, no intervalo 601-800. O ranking é liderado pelas universidades britânicas de Oxford e Cambridge, que ocupam a primeira e segunda posição mundial, respetivamente.

Reconhecido internacional como um dos mais prestigiados rankings do mundo, o Times Higher Education World University Ranking tem em conta cinco critérios – relações com indústria, internacionalização, qualidade do ensino, volume e reputação da investigação e citações – avaliados com base na opinião de empregadores sobre diplomados e através de entrevistas, para medir a perceção da qualidade de cada instituição.