6.894 estudantes do ensino secundário colocaram a U.Porto como primeira opção para entrar no ensino superior

A Universidade do Porto foi a universidade portuguesa preferida dos candidatos ao Ensino Superior no ano letivo 2013/2014, tendo preenchido 97% das suas vagas no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, de acordo com os dados avançados pelo Ministério da Educação e Ciência. Mesmo sendo a instituição com maior número de vagas disponibilizadas, a U.Porto consegue preencher praticamente todos os seus lugares (4037 de 4160) logo na primeira fase do concurso nacional.

No total, foram 6.894 estudantes do ensino secundário que colocaram a Universidade do Porto como primeira opção para entrar no ensino superior. Repetindo a mais alta taxa de preenchimento de vagas do país (97%), a Universidade do Porto é seguida pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e pela Universidade Nova de Lisboa (ambas com 92%). Na verdade, apenas sete dos 51 cursos de licenciatura e mestrado integrado lecionados pela U.Porto não preencheram por completo as vagas disponíveis para esta primeira fase do concurso nacional.

A U.Porto regista também quatro das cinco notas mais altas de entrada no Ensino Superior. O mestrado integrado de Medicina da Faculdade de Medicina (FMUP) regista a nota mais alta de todo o país com 181 valores. Na segunda posição surge o curso de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) com 180,7 valores. Na quarta posição, Arquitetura da Faculdade de Arquitetura da U.Porto com 179 valores e na quinta posição aparece Bioengenharia da Faculdade de Engenharia da U.Porto com 178 valores de nota de entrada.

Se alargarmos esta análise aos 25 cursos com as mais altas notas de entrada, verificamos que oito pertencem à Universidade do Porto. O que significa que quase um terço dos 25 cursos com as melhores notas de acesso ao Ensino Superior pertencem a uma única instituição: a Universidade do Porto.

De forma a dar as boas-vindas aos novos estudantes de 1.º ano, a U.Porto promove, de 12 a 2 de setembro, a   Semana de Acolhimento e Integração dos Novos Estudantes 2013/2014.Pelo segundo ano consecutivo vez, os milhares de “caloiros” da Universidade serão recebidos com um programa de acolhimento comum a todas as faculdades, com o objetivo de os integrar no ambiente universitário e na dinâmica da maior universidade portuguesa.