Membros das 11 entidades que integram o projeto vão partilhar experiências na área da inovação e transferência de tecnologia.

Mais de dois anos depois do seu arranque, o KTForce, projeto centrado na transferência de tecnologia no espaço europeu que conta com a Universidade do Porto como instituição parceira, chega ao fim. A ocasião vai ser assinalada com uma conferência internacional, a ter lugar no próximo dia 28 de maio, na Faculdade de Direito da U.Porto (FDUP).

Sobn o tema “Innovation policies and knowledge transfer: working together for regional competitiveness”, a conferência terá como um dos pontos-chave a apresentação dos resultados do projeto KTForce, cujos membros procuraram, durante aproximadamente 30 meses, partilhar a sua experiência na área da inovação e transferência de tecnologia bem como as boas práticas e políticas do seu país. Essa informação já está disponível para consulta no“Good Practices Map”, ferramenta desenvolvida pelo projeto para divulgar o que de melhor se faz na Europa nas temáticas abordadas pelo KTForce.

Foi em 2012 que onze entidades oriundas de seis regiões europeias se aliaram num projeto europeu destinado a promover as boas práticas em transferência de tecnologia na Europa. Cumpridos os principais objetivos e metas, a conferência final do KTForce servirá para  fazer o balanço e partilhar os resultados alcançados pela parceria com o grande público.

Para além dos representantes das entidades parceiras, este evento de dimensão internacional vai trazer ao Porto um painel de oradores e participantes para debater as políticas de inovação na área de transferência de tecnologia. A todos os participantes será ainda oferecido o almoço e um cocktail de encerramento, providenciando assim uma boa oportunidade para networking.

A participação no evento é gratuita mas a inscrição é obrigatória até ao dia 21 de maio. Uma primeira versão do programa (ainda em atualização) está disponível para consulta aqui.

Sobre o KTForce

O KTForce é um projeto suportado pelo INTERREG IVC e co-financiado pela FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) e teve como principais metas melhorar as políticas e práticas de inovação através da partilha de experiências e casos de sucesso entre os parceiros. Arrancou oficialmente no dia 1 de março de 2012 no Porto, tendo a Universidade do Porto como lead partner através da UPIN – Universidade do Porto Inovação  e, desde essa altura, foram muitas as reuniões e os encontros da parceria destinados a recolher e organizar o máximo de informação possível, facilitando a adoção das práticas e políticas no futuro. Apesar de chegar ao fim (termino previsto em setembro), os resultados do KTForce continuarão disponíveis para consulta, indo de encontro à filosofia do projeto que se comprometeu a apresentar as suas recomendações para melhorar práticas e políticas tanto a nível local e regional como internacional, bem como facilitar a transferência das mesmas entre os diferentes países europeus. Toda a informação adicional sobre o KTForce pode ser encontrada aqui.