Durante o evento, os 17 projetos empresariais tinham o desafio de apresentar o seu negócio em 180 segundos. (Foto: UPTEC)

O WeStoreONTEX, projeto que desenvolve têxteis e acessórios flexíveis que armazenam energia para alimentar dispositivos eletrónicos e sensores integrados na roupa, foi o vencedor do Pitch Day da 8.ª edição da Escola de Startups do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

Apresentar ideias de negócios em 180 segundos foi o desafio lançado aos autores dos 17 projetos presentes no evento realizado no dia 2 de fevereiro, no Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da U.Porto. O vencedor vai ter direito a um período de incubação de seis meses no UPTEC, 20 horas gratuitos em consultoria jurídicos da CCA Ontier e um Microsoft Surface Pro (tablet).

Liderado por equipa da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a WEStoreOnTEX, tem tem como mercado-alvo o mercado do desporto e bem-estar. A equipa é constituída por Clara Pereira (Investigadora REQUIMTE/LAQV no DQB), André Pereira (Docente no DFA e Investigador IFIMUP-IN) e Rui Costa (Mestre em Engenharia Física da FCUP).

O projeto WeStoreONTEX foi o grande vencedor da edição deste ano. (Foto: UPTEC)

O júri atribuiu, também, três menções honrosas nas áreas criativa, tecnológica e biotecnologia. A Frame, uma produtora audiovisual com um objetivo de contar histórias, através da ficção, de vídeos institucionais e de videoclips, foi a selecionada no campo criativo. Na categoria tecnológica, as preferências recaíram sobre a oko, um assistente inteligente para redações, que permite a integração de todos os feeds e em que cada notícia é resumida e mostrada com uma previsão do seu sucesso. Já na área de biotecnologia, o júri escolheu os óculos de proteção individual para cirurgiões com capacidade integrada de realizar registos multimédia dos atos operatórios, criados pela SurgeonMate.

Ao longo de oito edições, a Escola de Startups do UPTEC já apoiou mais de 150 ideias de negócio e 450 empreendedores. (Foto: UPTEC)

A Vodafone selecionou, também, dois projetos para integrarem o programa Vodafone Power Lab e beneficiarem de um alargado conjunto de recursos que potenciará o lançamento e divulgação do produto final no mercado. A Night Out, plataforma gratuita para estudantes e turistas que torna a gestão das festas mais fáceis para as discotecas; e o Vaiivem, ferramenta para Escolas e Creches, focada na comunicação entre os educadores e os Pais foram os projetos eleitos.

Escola de Startups do UPTEC é um programa de mentoring e formação de 3 meses que acelera ideias de negócio ligadas às áreas tecnológica, científica e criativa. Ao longo de oito edições, o programa desenvolvido pelo UPTEC já apoiou mais de 150 ideias de negócio e 450 empreendedores.