Com 19 anos, Beatriz Anunciação está no segundo ano na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP). Relembrando a entrada no ensino superior, a estudante admite que a U.Porto não foi a primeira escolha “por questões geográficas”. No entanto, a FMDUP conquistou-a, seja pelo ambiente e “espírito de entreajuda” que encontrou, seja pela  pela exigência impressa na formação dos estudantes. Ingredientes que ajudaram Beatriz a concluir o 1.º ano do curso com média de 16,16 e a garantir, desta forma, um lugar entre os vencedores do Prémio Incentivo 2018.

– O que te levou a escolher a U.Porto?

A U.Porto não foi a minha primeira escolha por questões geográficas. Apesar de tudo, estou a gostar bastante da experiência de fazer parte desta instituição e, de momento, não coloco a hipótese da pedir transferência.

– O que gostaste mais e menos neste primeiro ano na Universidade?

Gostei bastante da relação existente quer entre professores e estudantes, quer entre pessoal não docente e os estudantes. Na maioria, quer os professores, quer os funcionários mostram-se bastantes disponíveis para nos ajudar no que precisarmos e isso também torna a adaptação a esta nova realidade mais fácil. Além disso, o convívio entre estudantes e o espírito de entreajuda também é algo que está sempre presente.

Ao nível do que menos gostei, não tenho nada a apontar exceto por vezes a carga de trabalho exigida em algumas cadeiras. No entanto, toda esta exigência serve para nos preparamos para o futuro.

– Uma ideia para melhorar a U.Porto?

Melhoria dos serviços académicos, nomeadamente no que se refere ao horário de atendimento, à disponibilidade dos respetivos não docentes para informação e apoio às necessidades dos estudantes.

– Um desejo para a Universidade do Porto, no seu aniversário?

Que continue a fazer o excelente trabalho que tem feito até aqui, proporcionando um ensino de excelência a todos os que fazem parte dela.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para o teu futuro?

O Prémio Incentivo ajuda-me a perceber que o esforço do nosso trabalho e dedicação pode ser reconhecido e que contribui significativamente para alcançar os nossos objetivos. Este prémio incentiva-me a dar sempre o meu melhor.