A estudar na Faculdade de Letras da Universidade do PortoMárcio Santos  terminou o primeiro ano da licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas com uma média de 18.1 valores. Com 19 anos, este estudante natural da Córsega, em França, é um dos vencedores da edição 2014 dos Prémios Incentivo, entregues no Dia da Universidade.

Para Márcio Santos, o Prémio Incentivo significa um "estímulo para os galardoados, na medida em que os encoraja a manterem o seu empenho e entusiasmo na vida académica".

– Um balanço deste primeiro ano na U.Porto?

Fico feliz por poder afirmar que este primeiro ano foi extremamente positivo: por um lado, a Universidade do Porto correspondeu às minhas expetativas elevadas, e, por outro, as metas que tracei para mim próprio foram alcançadas.

– De que mais gosta na Universidade do Porto?

Dos professores com quem me cruzei, a quem agradeço pelo excelente trabalho que desempenharam e por me incentivarem continuamente.

– De que menos gosta na Universidade do Porto?

O Prémio Incentivo, que é entregue em função da classificação dos estudantes, prova o interesse da Universidade do Porto na excelência dos seus discentes. Contudo, o facto de a realização de um exame de melhoria de classificação estar sujeita ao pagamento de uma quantia numerária parece contradizer tal interesse, visto que, em última instância, desencoraja os estudantes que eventualmente queiram elevar a sua classificação. É este pagamento – quase absurdo, dir-se-ia – que menos me agrada, provavelmente.

– Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

Simplificar certos processos burocráticos parece-me uma boa ideia.

– Um desejo para a Universidade do Porto, no seu aniversário?

Desejo que a Universidade do Porto continue a caminhar rumo à excelência.

– Qual a importância do Prémio Incentivo para o futuro?

Para além de ser um motivo de orgulho – todos os estudantes gostam de ver o seu esforço reconhecido –, o Prémio Incentivo atua como um estímulo para os galardoados, na medida em que os encoraja a manterem o seu empenho e entusiasmo na vida académica.

 

NOTA: ATÉ 21 DE ABRIL, CONHEÇAM NO NOTICIAS.UP.PT TODOS OS VENCEDORES DOSPRÉMIOS INCENTIVO 2014 ATRAVÉS DOS TESTEMUNHOS QUE PUBLICAMOS DIARIAMENTE AQUI. PODEM TAMBÉM CLICAR NA TAG (ETIQUETA) “PRÉMIOS INCENTIVO”.