Maria Rita Coutinho tem 19 anos e é estudante do 2º ano de Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP). Em 2011-2012, terminou o primeiro ano do curso com média de 16,88 valores, sendo por isso um dos 19 estudantes distinguidos com a edição 2013 dos Prémios Incentivo, entregues no Dia da Universidade do Porto, a 22 de março.

Para Maria Rita Coutinho, o Prémio Incentivo “serve como um apelo ao esforço e dedicação”.

Um balanço deste primeiro ano na U.Porto?

O meu primeiro ano na FADEUP foi um ano de integração que serviu para compreender a dimensão do “mundo universitário”, do seu funcionamento e das oportunidades que esta nos pode proporcionar. Apesar de todas as novidades foi um ano que correu bem, sendo que ainda tenho muita coisa para compreender e conhecer.

De que mais gosta na Universidade do Porto?

É precisamente este enorme leque de oportunidades que a U.Porto  nos oferece que mais me fascina. Outro grande aspeto que é de enorme valor é o elevado grau de exigência que é pedido aos alunos, colocando-os em contante desafio consigo mesmos.

De que menos gosta na Universidade do Porto?

Apesar deste enorme leque de oportunidades, penso que estas não são suficientemente divulgadas e que a secretaria, pelo menos da minha faculdade, nem sempre está corretamente informada ou por vezes até nos induz em erro. Como tal, espero que passe a haver uma maior disponibilização dos membros da secretaria para nos informarem corretamente e que estas oportunidades/novidades possam ser divulgadas por vários meios de comunicação, para que até os mais distraídos possam estar atualizados à cerca destas. Outro aspeto débil, que não posso deixar de referir, são os problemas que os sites das faculdades da UP frequentemente apresentam, principalmente durante as inscrições nas unidades curriculares e nas turmas.

Uma ideia para melhorar a Universidade do Porto?

-Criar propostas/oportunidades mais criativas ou relacionadas com áreas menos exploradas.

-Estágios obrigatórios em todas as faculdades da UP, para que um licenciado acabe a licenciatura com um preparação psicoprática dos conteúdos, isto é, para que seja capaz de exercer as suas funções na vida real.

– Maior apoio aos alunos com problemas monetários (ao nível de transportes,  de formações, de alimentação dentro das universidades, equipamentos e/ou material escolar, etc)

Um desejo para a Universidade do Porto, no seu aniversário?

Esperemos que a Universidade do Porto continue a crescer e a merecer o “bom nome” que tem vindo a “semear”, tendo sempre em vista um futuro melhor para os seus estudantes.

Qual a importância do Prémio Incentivo para o futuro?

A meu ver, este prémio, tal como o próprio nome indica, é um enorme incentivo para os estudantes universitários, serve como um apelo ao esforço e dedicação, sendo que é uma enorme recompensa. Para além disto fez com que eu sentisse que o meu esforço foi reconhecido. Pretendo usufruir deste dinheiro para me “cultivar” ou até para mais tarde investir no meu futuro.

NOTA: ATÉ 15 DE ABRIL, CONHEÇAM NO NOTICIAS.UP.PT TODOS OS VENCEDORES DOS PRÉMIOS INCENTIVO 2013 ATRAVÉS DOS TESTEMUNHOS QUE PUBLICAMOS DIARIAMENTE AQUI. PODEM TAMBÉM CLICAR NA TAG (ETIQUETA) “PRÉMIOS INCENTIVO”.