idosa

Câmara e Universidade juntam esforços para transformar o Porto numa referência europeia do envelhecimento ativo e saudável.

A Universidade do Porto e a Câmara Municipal do Porto vão candidatar a Região do Porto à classificação de Sítio de Referência Europeu na Área do Envelhecimento Ativo e Saudável, a atribuir pela Comissão Europeia no quadro da iniciativa European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing.

No âmbito desta candidatura está a ser criado um Centro de Excelência em Envelhecimento Ativo e Saudável, o Porto4Ageing, que tem como objetivo ser um centro agregador e um espaço de discussão de questões relacionadas com o envelhecimento ativo e saudável na região metropolitana do Porto, agrupando os diversos atores regionais que trabalham e que têm interesse nesta área.

O Porto4Ageing conta já com cerca de 70 instituições parceiras de quatro distintos perfis: universidades e centros de investigação, decisores políticos, utilizadores e indústria. Para além da Universidade e da Câmara do Porto, o consórcio tem entre os seus parceiros a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), a Área Metropolitana do Porto, o Centro Hospitalar São João, o Centro Hospitalar do Porto, o IPO, a Santa Casa da Misericórdia do Porto, a Escola Superior de Enfermagem Santa Maria e diversas ordens profissionais (Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Farmacêuticos).

O lançamento oficial da candidatura à European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing e a apresentação do consórcio Porto4Ageing irá decorrer no dia 11 de abril, nos Paços do Concelho, numa sessão organizada conjuntamente pela Universidade e a Câmara Municipal do Porto.

A abertura da sessão estará a cargo de Rui Moreira, Presidente do Município, de Sebastião Feyo de Azevedo, Reitor da U.Porto, e de Emídio Gomes, Presidente da CCDR-N. Depois, representantes da Câmara e da Universidade irão apresentar, durante toda a manhã, os objetivos e as atividades e projetos futuros do consórcio Porto4Ageing.