Luis Filipe Reis, Presidente do Conselho Geral e de Supervisão da Porto Business School, recebeu a condecoração das mãos de Marelo Rebelo de Sousa. (Foto: Egidio Santos/PBS)

A Porto Business School foi condecorada este domingo pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o título honorário da Ordem do Mérito, distinção que reconhece o papel da escola de negócios da Universidade do Porto “na ligação entre escola e empresa e a sua projeção na vida social”.

A condecoração teve lugar durante o jantar comemorativo do 30.º aniversário da Porto Business School. Na ocasião, o chefe de Estado apontou a escola como “um exemplo de sucesso”, assumindo-se hoje como “um modelo de referência para outros estabelecimentos de ensino”.

O chefe de Estado apontou a escola de negócios da U.Porto como “um exemplo de sucesso”. (Foto: Egidio Santos/PBS)

Para Marcelo Rebelo de Sousa, esta decisão vem também corrigir uma “omissão grave” e “abre caminho para outros reconhecimentos honoríficos, respeitando a história de outras escolas que verão os seus méritos devidamente reconhecidos”.

O Presidente da República particularizou, de resto, “o papel de escolas como a Escola de Engenharia e a Escola de Economia da Universidade do Porto, duas faculdades cujo mérito nunca foi formalmente reconhecido pelo Estado português, mas eu irei reconhecer”, acrescentou.

Presente na festa de aniversário da Porto Business School esteve também o Reitor da U.Porto, que aproveitou ocasião para  “reafirmar a importância desta escola para a Universidade”. Com os seus programas de formação avançada, com os seus estudos aplicados e com os seus serviços de consultoria, a Porto Business School veio aumentar e qualificar a oferta da Universidade do Porto na área das ciências empresariais”, sublinhou António de Sousa Pereira.

Referindo-se à “relação próxima com as empresas” como “elemento distintivo e o principal fator de valorização da Porto Business School”, o Reitor destacou ainda o papel da escola na “formação de uma nova geração de líderes empresariais, genericamente mais abertos ao mundo, sensíveis à importância do conhecimento e com modelos de negócio mais inovadores”.

Em jeito de balanço do “percurso ascendente” que a escola vem trilhando nos últimos 30 anos, António de Sousa Pereira lembrou que a Porto Business School constitui hoje “um fator de engrandecimento da Universidade do Porto”. Por outro lado, “estar inserida na Universidade do Porto representa, para a Porto Business School, a possibilidade de imersão num ambiente propício à partilha de conhecimento multidisciplinar e com acesso às redes internacionais de investigação”, finalizou.

Criada em 1988, a Porto Business School tem cimentado a sua posição entre as melhores escolas de negócios do mundo. (Foto: Egidio Santos/PBS)

A Porto Business School foi criada em 1988 pela mão de um conjunto de empresas e instituições de referência que se juntaram à Universidade do Porto para lançar aquela que é hoje a sua escola de negócios. Atualmente, a instituição é uma referência no universo das escolas de negócio, figurando, há oito anos consecutivos, na lista das melhores do mundo na formação de executivos, de acordo com o jornal britânico Financial Time.

Sobre a Ordem do Mérito

Ordem do Mérito é uma ordem honorífica portuguesa que visa distinguir actos ou serviços meritórios que revelem abnegação em favor da coletividade, praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas. Para além dos cidadãos nacionais também os cidadãos estrangeiros podem ser agraciados com esta Ordem.