Novo edifício vai permitir aumentar as atividades da escola, quer em número de programas de estudo oferecidos, quer em número de estudantes.

A Porto Business School, escola de negócios da Universidade Porto, vai inaugurar esta segunda-feira, dia 16 de dezembro, as suas novas instalações, localizadas na Quinta das Sedas, em Matosinhos (Senhora da Hora).

No culminar do ano em que se assinalam os 25 anos de vida da escola de negócios da U.Porto, o novo edifício vai permitir aumentar as atividades da Porto Business School, quer em número de programas de estudo oferecidos, quer em número de estudantes. Com capacidade para acolher cerca 1000 estudantes e 50 colaboradores, 36 deles docentes, as novas instalações incluem ainda um auditório para eventos com 280 lugares (ver vídeo abaixo).

Por tudo isto, os responsáveis da instituição esperam que o novo edifício ajude a Porto Business School a posicionar-se entre as 30 melhores escolas de negócios europeias. “Esta nova fase vai permitir-nos continuar com a nossa missão de uma forma cada vez mais competente e alargada, oferecendo condições ainda mais distintivas aos nossos alunos”, projeta Nuno de Sousa Pereira, Dean da Porto Business School.

Estrutura terá capacidade para acolher cerca 1000 estudantes e 50 colaboradores da Porto Business School.

O projeto de arquitetura da autoria do arquiteto José Manuel Soares apresenta uma área bruta de construção de 8.970 m2 e teve um custo a rondar os 15 milhões de euros. O projeto é co-financiado pela União Europeia, através do Quadro de Referência Estratégico Nacional – QREN 2007-2013, ao abrigo do programa ON.2 – O Novo Norte. Os fundos comunitários do QREN resultam em 80% de financiamento do projeto, correspondente a cerca de 11 milhões de euros.

Importa também sublinhar que o novo edifício foi construído de acordo com as mais exigentes normas de sustentabilidade e eficiência energética. Por conseguinte, reúne as condições necessárias para a sua candidatura à certificação LEED GOLD – Leadership in Energy and Environmental Design.

A nauguração das novas instalações da Porto Business School está marcada para as 17h00 desta segunda-feira. Na cerimónia estarão presentes o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, bem como o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato. Entre os convidados, estará ainda presente o presidente do conselho de administração da escola, Belmiro de Azevedo, bem como os membros da direção da Porto Business School.