Manuel Duarte Baganha

Manuel Duarte Baganha foi estudante e professor da FEP, tendo influenciado a formação de várias gerações de economistas e empresários. (Foto: DR)

O Palácio da Bolsa, no Porto recebe no próximo dia 22 de outubro, a conferência“Manuel Duarte Baganha: o economista”, em mais uma iniciativa inserida no âmbito da homenagem à Figura Eminente da U.Porto 2015 – Manuel Duarte Baganha.

Esta conferência surge integrada no vasto conjunto de iniciativas que, até final do ano, pretende dar conta da vida e obra de Manuel Duarte Baganha, centrando-se em particular num percurso profissional essencialmente focado no meio empresarial do Norte.

É essa faceta do homenageado que vai ser recordada numa conferência moderada pelo Presidente da Instituição Financeira de Desenvolvimento, Alberto Castro, e que contará com a participação de um painel de oradores composto por José Rodrigues de Jesus, vice-presidente da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas e membro do Conselho Geral da Comissão de Normalização Contabilística, de Odete Patrício, Diretora-Geral da Fundação Serralves, e de Luís Portela, Presidente do Conselho de Administração da Fundação BIAL e ex-presidente do Conselho Geral da U.Porto

A sessão tem início às 18h30, na sala das Assembleias Gerais do Palácio da Bolsa. A entrada é livre.

Sobre Manuel Duarte Baganha

Natural do Porto, Manuel Duarte Baganha (1922-2004) frequentou a primeira licenciatura ministrada pela Faculdade de Economia da U.Porto entre 1953 (ano da criação da faculdade) e 1958. Começava aí uma ligação à Universidade que se reforçaria a partir de 1961, quando integrou o corpo docente da FEP. Até à sua jubilação, em 1993, integrou a Comissão de Reestruturação da Licenciatura em Economia (1977-1978), foi Presidente do Conselho Diretivo (1985-1993), desenvolveu importantes trabalhos de investigação nos domínios da Contabilidade de Custos, Gestão de Empresas e de Cálculo de Custos e, sobretudo, influenciou decisivamente a formação de várias gerações de economistas e empresários.

Mais informações aqui ou através do e-mail [email protected].