Manuel Barros, Diretor dos SASUP

Manuel Barros, 58 anos, chega à liderança dos SASUP depois de ter passado por cargos de gestão em diversos organismos públicos. (Fotos: U.Porto)

Manuel Barros, antigo Diretor Regional do Norte e presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), tomou posse no passado dia 3 de outubro como novo diretor dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP).

Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa e mestre em Administração Pública pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho,  Manuel Barros, 58 anos, chega à liderança dos SASUP depois de ter passado por cargos de gestão em diversos organismos públicos. Para além das funções que desempenhou no IPDJ, foi diretor do Centro de Juventude de Braga (1994 a 1996), presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Braga (2001/02) diretor do Centro de Formação Profissional de Braga (2004) e Presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal PROVIVER E.M, (Cultura, Desporto, Turismo e Equipamentos Municipais), ligada à Câmara Municipal de Vila Verde (entre 2006 e 2012).

Manuel Barros, Diretor dos SASUP, tomada de posse

Para o Reitor da U.Porto, Manuel Barros “tem todas as condições para fazer um bom trabalho” à frente dos SASUP.

Com mais de 30 anos de carreira como professor do ensino secundário, o novo diretor dos SASUP possui também larga experiência de gestão no domínio do ensino superior. Membro da Comissão Instaladora do Instituto Politécnico do Cavado do Ave (IPCA), dirigiu a Escola Superior de Gestão daquela instituição entre 2004 e 2006.

Para o Reitor da U.Porto, a experiência de Manuel de Barros faz do novo responsável máximo dos SASUP “uma pessoa que não precisa de apresentações” e que “conhece muito bem os problemas dos jovens”. Não deixando de lembrar “a mudança significativa” iniciada pela direção anterior, liderada por Cristina Jacinto, Sebastião Feyo de Azevedo acredita que o novo diretor “tem todas as condições para fazer um bom trabalho” e para “melhorar ainda mais aquele que é um serviço de enorme relevância para a vida da Universidade”.

Manuel Barros, Diretor dos SASUP, tomada de posse

As associações de estudantes não faltaram à tomada de posse de Manuel Barros.

Já Manuel de Barrros assume com “grande responsabilidade” a confiança depositada pela U.Porto. “A minha motivação é muito intensa”, garante, prometendo “fazer mais do que falar” naquela que perspetiva como “uma liderança de proximidade com os estudantes”.

A cerimónia de tomada de posse de MAnuel Barros decorreu no edifício da Reitoria da U.Porto e contou com a participação dos membros da equipa reitoral, funcionários dos SASUP e elementos das várias associações de estudantes da Universidade.

Sobre os SASUP

COm uma missão orientada especialmente para os mais de 30 000 estudantes das 14 faculdades da U.Porto, os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto atuam em quatro grandes áreas: bolsas de estudo, alojamento, alimentação e saúde e bem-estar. OS SASUP estão sediados na Rua dos Bragas, 151 (junto à Faculdade de Direito) e podem ser contactados através do telefone 222 005 435.