A 13.ª edição da Universidade de Júnior conta com 6600 participantes e, por isso, é a mais concorrida de sempre.

Arranca hoje a 13.ª edição da “Universidade Júnior”, o programa da Universidade do Porto que permite aos estudantes do ensino básico e secundário testar as suas vocações e experimentar o Ensino Superior durante as férias de verão. No total, 6600 jovens entre os 10 e os 17 anos participam nas mais de 175 atividades e projetos, que integram a edição mais concorrida de sempre, e que ultrapassa recordes pelo terceiro ano consecutivo.

Organizados por faixa etária e por áreas temáticas, os programas têm a duração de uma semana e permitem o contacto com a medicina, história, matemática, gestão, pintura, desporto, nutrição, entre outros. No total, a edição de 2017 conta com 22 atividades e projetos novos, com destaque para a primeira edição da Escola do Mar (16 a 20 de julho). Trata-se de um programa que propõe aos participantes uma experiência única a bordo do Navio de Treino de Mar Creoula. Aí, terão a possibilidade de contactar com o mar, experienciar a vida a bordo, desenvolver conhecimentos técnicos, científicos e culturais relacionados com o mar.

Esta é uma oportunidade para os mais jovens experimentarem as salas de aula e os laboratórios da Universidade do Porto.

Mais de 400 monitores – jovens estudantes e/ou recém-licenciados da U.Porto – e 200 professores, investigadores e estudantes das faculdades e centros de investigação acompanham, em cada semana, os milhares de jovens participantes, vindos de todos os pontos do país e além-fronteiras. Bélgica, Brasil, Espanha, Macau, Perú, Polónia, E.U.A, Suíça, entre outras são alguns dos mercados representados. A estes juntam-se cinco jovens galegos que participam nesta edição, ao abrigo do programa de intercâmbio estabelecido com a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Uma parceria que, em sentido contrário, permitirá a ida de cinco jovens portugueses a Espanha, onde irão participar no Campus de Verán Xuvenciencia.

Pelas distâncias, cerca de 1300 juniores da U.Porto integram o programa de alojamento, no quartel da Escola Prática de Transmissões, numa verdadeira experiência de recruta. Entre os parceiros da Universidade Júnior destaca-se também o Museu do FC Porto, o Museu da Misericórdia do Porto, o Parque Biológico de Gaia e o Centro de Ciência Viva de Vila do Conde, espaços onde os participantes desenvolvem algumas das atividades.

A “Universidade Júnior” destina-se a estudantes do 5.º ao 11.º ano de escolaridade, que, em cada semana do mês de julho e em alguns dias de setembro podem experimentar as salas de aula e os laboratórios da Universidade do Porto. Mais informação em http://universidadejunior.up.pt.