Como é que de um projeto de investigação pode resultar numa ideia inovadora? Como proteger essa ideia? Como transformar a ideia num projeto empresarial capaz de atrair outros investidores?  E como valorizar as competências cientificas de um investigador junto de potenciais empregadores? É a essas questões que a Universidade do Porto pretende ajudar a dar resposta no próximo dia 13 de fevereiro, durante o Workshop sobre Valorização do Conhecimento que vai marcar a abertura do IJUP’13 – 6.º Encontro de Jovens Investigadores da U.Porto.

Dividido em três pequenas sessões, este workshop, aberto a toda a comunidade – mas dirigido especialmente aos participantes no IJUP – contará com a presença de Luís Reis, Chief Corporate Centre Officer da Sonae. “Convençam-me da vossa ciência!” será o mote da intervenção com que o gestor – cujo percurso inclui a formação em Medicina, a docência nas áreas da Genética e da Gestão e a passagem por vários cargos executivos dentro do universo Sonae – desafiará os participantes a explicarem o que os diferencia e dará algumas dicas sobre como explicar o valor desse conhecimento a potenciais empregadores.

Através desta iniciativa, pretende-se também contribuir para uma inserção mais eficaz dos jovens no mercado de trabalho, por via da promoção de uma atitude empreendedora. É nesse sentido que apontarão as intervenções de Clara Gonçalves (assessora executiva do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto) e de Maria Oliveira (coordenadora da UPIN | Universidade do Porto Inovação).

O workshop, que vai decorrer entre as 10h30 e as 11h30, na Reitoria da U.Porto, marcam então o arranque de três dias de trabalho intensivo – 13 a 15 de fevereiro – durante os quais centenas de estudantes da U.Porto, de todas as áreas do conhecimento,  terão a oportunidade de apresentar e discutir em conjunto os resultados dos trabalhos de investigação em que colaboraram ao longo do último ano.

Mais informações sobre o IJUP’13 em http://ijup.up.pt/.