E-Learning Café – Botânico (inauguração)

O E-Learning Café – Botânico foi inaugurado a 12 de outubro, pelo Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo (Foto: Egídio Santos / U.Porto)

Trabalhar, estudar ou simplesmente conviver com vista para um dos mais emblemáticos espaços da cidade do Porto. Todos estes cenários estão agora ao dispor dos estudantes da Universidade do Porto no novo E-Learning Café – Botânico, já em funcionamento na requalificada Casa Salabert, no Jardim Botânico do Porto.

Mais de sete anos após a abertura do primeiro e-Learning Café da Universidade do Porto (Asprela), que rapidamente se tornou um local de referência para a comunidade académica, é esse sucesso que se pretende replicar em pleno “pulmão verde” da Universidade, num espaço orientado para o estudo, mas também para o lazer dos estudantes, nomeadamente os que frequentam as faculdades que integram o Polo III (Campo Alegre) da U.Porto.

E-Learning Café – BotânicoNo e-Learning Café – Botânico os estudantes têm ao seu dispor quatro salas equipadas para o trabalho individual ou em grupo, bem como o acesso a 20 computadores portáteis e à internet de alta velocidade, através da rede wireless da Universidade (eduRoam). Nos momentos de pausa, podem ainda usufruir de amplas áreas de convívio/lazer e de um espaço para aquecer refeições ligeiras.

A dinamização do espaço inclui também um programa de eventos regulares (exposições, workshops, palestras, etc.) geridos pelos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP) e especialmente orientados para os interesses da comunidade académica. O primeiro desses eventos decorre já no dia 15 de outubro, às 17h00, e consistirá na apresentação das ações previstas no âmbito do projeto Ensino Superior – Sucesso Académico, uma iniciativa apoiada pela Secretaria de Estado do Ensino Superior, que tem como principal objetivo o combate ao abandono e insucesso escolar, especialmente a nível dos estudantes que ingressam no 1º ano do ensino superior.

E-Learning Café – Botânico, Casa Salabert

O novo espaço de trabalho e lazer dos estudantes da U.Porto fica situado na Casa Salabert, em pleno Jardim Botânico. (Foto: Egídio Santos / U.Porto)

Inaugurado a 12 de outubro, o E-Learning Café – Botânico resulta do projeto de remodelação da Casa Salabert liderado pelo arquiteto Nuno Valentim, professor da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP) e autor da renovação da “vizinha” Casa Andresen. Nele procurou-se preservar e, ao mesmo tempo, potenciar as características de um lugar de forte identidade e valor simbólico ao nível do património arquitetónico, paisagístico e cultural, ou não fosse um espaço de referências da vida e obra da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen.

A empreitada enquadra-se no projeto “Centro de Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade”, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Regional do Norte do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN)”, com um investimento global elegível de 2.875.124,53 euros, sendo a comparticipação FEDER de 85%.

O E-Learning Café – Botânico está aberto todos os dias da semana (fim-de-semana incluído), das 10h00 às 22h00. A entrada é livre.