Investigação IPATIMUP (destaque)

O IPATIMUP abre as portas à comunidade a 14 e 15 de novembro.

O Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) vai estar de portas abertas a toda a população nos próximos dias 14 e 15 de novembro. Os visitantes têm assim a oportunidade de conhecer por dentro um dos mais prestigiados institutos de investigação do país e espreitar o dia-a-dia de um investigador.

Ao longo dos dois dias, toda a comunidade poderá conhecer a instituição e os seus atores, contactar de perto com os cientistas, e vestir a pele de um colaborador do IPATIMUP participando em actividades especialmente preparadas para melhor dar a conhecer o trabalho que se produz neste instituto.

O primeiro dia ficará marcado essencialmente pela visita de mais de 400 alunos do ensino secundário de todo o país aos laboratórios do Instituto e à exposição interativa sobre prevenção de cancro.

O dia 15 (sábado) será dedicado à comunidade em geral, para além das visitas aos laboratórios, contará com a visualização de vídeos dedicados aos cancros mais comuns e a melhor forma de os prevenir (produzidos pela Unidade de Prevenção do Cancro) e, num ambiente de contacto informal, haverá lugar a uma conversa e discussão em grupo com especialistas nestes tipos de cancro.

Ao longo dos dois dias, ainda vai haver tempo para atividades para os mais novos, organizadas pela Unidade de Difusão da Ciência – Laboratório Aberto e, numa iniciativa conjunta da Junta de Freguesia de Paranhos e dos investigadores do IPATIMUP,  uma mostra (com venda) de produtos feitos e confecionados pela comunidade de Paranhos e pelos cientistas do IPATIMUP.

O programa completo desta iniciativa pode ser visto aqui.

Esta é uma iniciativa inserida nas comemorações dos 25 anos do IPATIMUP.