Mariana e José Paulo Souto já conquistaram algumas das mais importantes competições internacionais de Patinagem Artística. (Foto: DR)

Os irmãos Mariana e José Paulo Souto, estudantes dos mestrados integrados em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, respetivamente, participaram recentemente nos X Jogos Mundiais de Patinagem Artística, tendo conquistado uma brilhante medalha de bronze naquela que é uma das principais competições internacionais da modalidade, disputada este ano na cidade de Wroclaw, na Polónia,

Os dois estudantes da U.Porto estiveram em destaque no evento de Dança, obtendo um resultado que lhes abriria as portas para a conquista da primeira medalha nos Jogos Mundiais 2017 para as cores portuguesas. O par nacional foi apenas superado por dois pares italianos.

Para os dois atletas da Academia de Patinagem Artística da Casa do Benfica em Paredes, o êxito obtido na Polónia vem enriquecer um currículo que conta já com várias vitórias individuais e por equipas nas mais importantes competições de Patinagem Artística a nível mundial. Atual vice-campeã do Mundo (Novara, Itália, 2016) e da Europa (Alemanha, 2016) em solo dance, no escalão de juniores, Mariana Souto conquistou este ano, ao lado do irmão – também ele detentor de vários títulos europeus e mundiais – o título de campeã da Europa em Pares de Dança, em seniores. Os dois irmãos já tinham sido campeões do Mundo e da Europa em 2015.

Unidos pelos laços familiares e pela Patinagem Artística, os “manos” Marques Souto têm também em comum a paixão pela Medicina, a qual partilham nas salas da Universidade do Porto. José Paulo Souto, de 21 anos, prepara-se para iniciar o quarto ano do Mestrado Integrado em Medicina da FMUP. Já Mariana Souto, um ano mais nova, prepara-se para começar o 3.º ano de Medicina no ICBAS.