EUGames2014 Rugby 7 Feminino U.Porto

Equipa de Rugby 7s feminino da U.Porto (Foto: CDUP-UP)

A seleção de Rugby 7s feminino da Universidade do Porto fez história as conquistar, esta quarta-feira, a medalha de bronze nos European Universities Games (EUGames2014), a mais importante competição do desporto universitário a nível europeu, a decorrer em Roterdão, na Holanda.

Numa prova que colocou frente a frente seis das melhores equipas europeias no escalão universitário, a U.Porto estreou-se com um empate (7-7) frente às letãs da Latvijas Sporta Pedagoģijas Akadēmijas (LSPA) . Seguiram-se dois embates frente a equipas francesas, com desfechos diferentes: vitória frente à Universidade de Rouen (12-5) e, a fechar o primeiro dia de prova, uma derrota (0-29) contra as futuras campeãs da Universidade de Toulouse III – Paul Sabatier.

A abrir o segundo dia de prova, a vitória frente à Universidade de Goettingen (Alemanha) fazia sonhar com um pódio inédito para as cores da Universidade. Um sonho que não acabaria com a derrota (0-27) frente à National Sports Academy Vasil Levski (Bulgária), que relegava a U.Porto para o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugar, novamente frente à  Latvian Academy of Sport Education. Desta vez o triunfo acabaria mesmo por pender para o lado da U.Porto (5-0), que conquista assim a primeira medalha na edição deste ano dos EU Games. A final opôs a Universidade de Toulouse III – Paul Sebatier e a National Sports Academy Vasil Lebski (as únicas equipas que venceram a U.Porto), terminando com o triunfo das francesas por 48-5.

Muito perto de igualar o feito das colegas esteve a seleção masculina de Rugby 7s. Com duas vitórias  (33-0 contra os suiços Universidade de Lausanne e 12-5 frente aos anfitriões da Erasmus Universiteit Rotterman) e apenas uma derrota (0 – 29 contra os russos da Sibirskiy Federalnyy Universitet) no primeiro dia, a turma portuense partiu para a fase decisiva da competição com boas perspectivas. Tal como no setor feminino, uma derrota contra a Georgian National University (Geórgia) deixou a U.Porto na luta pelo bronze, perdido desta vez por apenas dois pontos (17-19) frente à Universidade de Utrecht (Holanda). A final entre russos e georgianos voltou a opor as únicas equipas que venceram a Universidade, pendendo para os segundos por esclarecedores 26-0.

Andebol às portas do pódio
EUGames2014 Andebol Feminino U.Porto

A equipa de andebol feminino terminou a competição com quatro vitórias e duas derrotas. (Foto: EUSA)

Para além das equipas de Rugby 7s, a participação da U.Porto na primeira semana dos EUGames2014 fica marcada pela excelente prestação da seleção de Andebol feminino. Depois de vencerem os dois primeiros jogos frente às norueguesas da Norwegian University of Science and Technology (26-18) e às turcas da University of Akdeniz (30-25), as atletas portuenses ficaram fora da luta pelas medalhas com as derrotas contra a Radboud University Nijmegen (Holanda), por 22-34, e as francesas da Universidade de South Toulon-Var, por 19-30. O objetivo centrou-se então no quinto lugar, que acabaria por ser conquistado após os triunfos contra as duas universidades turcas em competição: 31-27 à Universidade de Kastamonu  e 21-19 em mais um embate com a Universidade de Akdeniz.

No que toca às restantes prestações dos atletas da Universidade, nota para o sétimo lugar conquistado pela seleção de Ténis feminino da U.Porto, resultado de duas vitórias e duas derrotas, ambas frente às equipas finalistas (Moscow State University of Economics Statistics e Universidade de Bordéus, nova campeã europeia=.  Já a equipa feminina de Ténis de Mesa não foi além do 13°lugar (entre 16 equipas), numa competição em que venceu apenas um jogo, frente às compatriotas da Universidade do Algarve.

Os EUGames2014 prosseguem até 8 de agosto, com mais cinco modalidades em competição. A U.Porto, que participa no certame com uma das maiores comitivas que uma universidade portuguesa alguma vez levou a uma competição internacional, vai ainda competir no Remo Masculino (até 1 de julho) e no Futebol de 7 feminino (2 a 8 de agosto). A Universidade estará também representada no torneio de de voleibol feminino (2 a 8 de agosto) pela Associação de Estudantes da Faculdade de Desporto (AEFADEUP), atual campeã nacional da modalidade.

Os EUGames2014 podem ser acompanhados na página oficial do evento – em http://eugames2014.eu/ – ou através do Facebook.