beaglebone

Luís Perestrelo e Rui Santos são os autores de “BeagleBone for Dummies”.

É a estreia literária para ambos. Mas gostaram desta primeira incursão pelo mundo das letras e já se vislumbram outras oportunidades para breve. Luís Perestrelo e Rui Santos são ambos estudantes da Faculdade de Engenharia, frequentam o 4º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e preparam-se para lançar “BeagleBone for Dummies”, no dia 16 de abril, pelas 12h45, na Biblioteca da FEUP.

À semelhança de outros títulos que integram a coleção “For Dummies”, publicada pela editora John Wiley & Sons, este novo número pretende ser uma ferramenta de iniciação ao BeagleBone, um pequeno mas poderoso computador com vasto potencial para inúmeras aplicações. Mas para que serve, afinal? “O BeagleBone é uma pequena placa com um potencial vastíssimo”, começam por dizer os estudantes da FEUP. “Esta placa tem um cérebro – o processador – que é quase tão inteligente como os smartphones mais recentes e populares; ainda assim, é possível comprar um por uma fração do preço. Pode usar-se para controlar a sua casa remotamente, fazer host do seu próprio servidor, ou construir um robot”, esclarecem os mais recentes escritores da Wiley.

Depois de algumas pesquisas, percebe-se o alcance da ferramenta: há quem a utilize para programar, outros há que a colocam ao serviço de descobertas pelo mundo da eletrónica. A verdade é que no dia em que o BeagleBone apareceu no mercado, o custo de entrada no universo da programação e da eletrónica desceu significativamente: “tanto em termos literais (monetários), como em termos de facilidade de compreensão”, admitem os jovens estudantes da FEUP.

E como é que foi isto de escrever sobre assuntos técnicos para leigos? “Foi uma das nossas preocupações: que a linguagem fosse acessível a todos, até porque é esse o propósito de um livro “for dummies”, adianta Luís Perestrelo. Um dos principais desafios foi precisamente a capacidade de desconstrução do discurso, de maneira a que o livro se pudesse adequar tanto a uma pessoa com conhecimentos de informática e eletrónica, como para um utilizador pouco experiente e que só agora se inicia nestas lides.

Disponível no site da Amazon e também na livraria da Biblioteca da FEUP, é possível que a obra venha a estar brevemente nas lojas FNAC.