Cada utilizador da U-Bike deverá percorrer um mínimo de 10 quilómetros por dia de bicicleta, durante 6 a 12 meses. (Foto: DR)

Arrancam no próximo dia 16 de abril as candidaturas ao Projeto U-bike Portugal, uma iniciativa que vai disponibilizar 220 bicicletas elétricas e 45 convencionais para uso regular e gratuito da comunidade académica da Universidade do Porto.

As bicicletas serão entregues no inicio do ano letivo 2017/2018 e todos os candidatos (estudantes, professores, investigadores e não docentes) que as adquirirem terão mesmo de “dar ao pedal”. O regime de utilização prevê que cada utilizador deva percorrer no mínimo 10km/dia de bicicleta durante seis ou doze meses

A Universidade do Porto, representada pelo do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), foi uma das 15 instituições de ensino superior nacionais que viu aprovada a sua candidatura ao Projeto U-bike Portugal.  Para além de estimular a prática de exercício físico no seio da Universidade, pretende-se ao mesmo tempo diminuir a utilização de transportes emissores de gases poluentes.

Em Portugal vão circular 3.234 bicicletas, das quais 2.096 serão elétricas e 1.138 convencionais. Cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão, o projeto pretende que, até ao ano de 2018, sejam percorridos de bicicleta mais de 2 milhões e quatrocentos mil quilómetros, resultando numa poupança de energia estimada de 166,34 toneladas equivalentes de petróleo e numa redução das emissões de dióxido de carbono de 505 toneladas equivalentes de CO2.

Mais informações em cdup.up.pt/ubike ou através do e-mail [email protected].