Richard Zimler, autor de obras como “O Último Cabalista de Lisboa”, vai estar na próxima sessão do “Livres como Livros” (Foto: DR)

O que inspira um escritor a escrever? Que dificuldades é que ele sente no processo de escrita? Estas e outras questões serão respondidas no próximo dia 12 de janeiro, em mais uma sessão do “Livres como Livros”, o projeto que reúne a Universidade do Porto e a Câmara Municipal do Porto num esforço conjunto para dinamizar as práticas de leitura na sociedade.

A decorrer, como sempre, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a sessão, inserida no programa “A Arte de Sermos Livros” | “Ofício de escrever livros”, vai juntar os escritores Richard Zimler, Ana Saldanha e Fernando Pinho do Amaral. A partir das 18 horas, o trio de escritores terá a oportunidade de partilhar com a comunidade de leitores as suas experiências, vivências e motivações para escrever os livros.

Depois deste momento, o “Livres como livros” prossegue ainda em janeiro, com uma sessão inserida no subprograma “Livros da Minha Vida”, onde várias personalidades partilham os seus pensamentos sobre os livros que mais os marcaram. Agendada para dia 29, às 21h15, esta “viagem literária” tem como convidados a jornalista Judite de Sousa, o fotógrafo Renato Roque e a pintora Mónica Baldaque, e inclui passagens por obras como “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, “Alice no País das maravilhas”, de Lewis Carroll, ou “As Formigas”, de Boris Vian.

O programa completo de “Livros como Livros” (em atualização permanente) pode ser consultado aqui.  Todas as sessões são de acesso livre e gratuito, embora exijam inscrição prévia através do e-mail [email protected].