Em troca de um gesto solidário, os participantes podem participar numa aula gratuita do programa UPFit.

Contribuir com um pequeno gesto para melhorar a qualidade de vida das crianças e fazê-lo de forma a promover um estilo de vida mais saudável entre a comunidade. É esse o grande propósito da Semana UPFit Solidária, uma iniciativa do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP) e da  Associação Protectora da Criança (APC), que decorre de 20 a 27 de novembro, nas instalações desportivas da U.Porto.

Ao longo de uma semana, toda a comunidade U.Porto (e não só) é convidada a contribuir com alguns produtos alimentares e de higiene úteis para a APC. O processo é bastante simples. Basta escolher uma das atividades definidas no calendário do Programa UPFit, entregar os produtos em qualquer uma das quatro instalações desportivas da Universidade (Estádio Universitário, Pavilhão Luís Falcão, Faculdade de Desporto e CDUP-Boa Hora) e, em troca, praticar uma atividade desportiva gratuitamente.

A Semana UPFit Solidária vai terminar com uma Mega Aula Solidária, a decorrer no dia 27 de novembro no Pavilhão Luís Falcão. Segue-se uma cerimónia de encerramento simbólica, que deverá contar com a presença do Pró-reitor para a Cultura e Desporto, Manuel Janeira, e do responsável da Associação Protectora da Criança, que fará o balanço da iniciativa.

Toda a informação relativa às aulas e ao tipo de produtos que a instituição necessita está disponível no site do Centro de Desporto da U.Porto, de forma a que qualquer pessoa da comunidade da U.Porto ou externa  possa saber como contribuir.