“SIZÍGIA” foi filmado na Piscina das Marés, edifício desenhado por Álvaro Siza (Foto: DR)

O filme “SIZÍGIA, da autoria de Luís Urbano, arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), venceu o prémio de melhor curta-metragem internacional de ficção no ARQUITECTURA FILM FESTIVAL 2012, o único festival de cinema e arquitetura da América Latina, que se realizou de 18 a 21 de outubro em Santiago do Chile.

Filmado em 2012 na Piscina das Marés, edifício desenhado por Álvaro Siza no início dos anos 60 do séc. XX, “SIZÍGIA” procura usar as imagens em movimento, não apenas como um método de representação da arquitetura, mas como um processo de investigação do espaço que explora as suas qualidades narrativas e o sentido de lugar criado pelo uso, os materiais, a luz e o som.

O filme agora premiado é a primeira de uma série de curtas metragens de ficção realizadas no âmbito do projeto de investigação da FAUP, “Ruptura Silenciosa. Intersecções entre a Arquitectura e o Cinema. Portugal 1960-74”. O projeto é coordenado por Luís Urbano, juntamente com Alexandre Alves Costa, também ele professor da FAUP.

A seleção oficial do Arquitetura Film Festival 2012 incluiu também  “A CASA DO LADO”, outra curta-metragem realizada por Luís Urbano e desenvolvida na FAUP. A obra foi filmada na Vill’Alcina, casa de férias em Caminha desenhada por Sergio Fernandez em 1973.