Promover a partilha de conhecimentos entre o CIIMAR e as escolas é um dos objetivos do projeto

O CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto), em parceria com os Centros de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIAs) de Vila do Conde e Matosinhos, acaba de lançar  O CIIMAR na Escolaum projeto destinado aos alunos e professores do ensino básico e secundário e que procura despertar a curiosidade dos jovens pelas Ciências Marinhas e Ambientais.

Concebido de forma a aproximar a comunidade científica e o público escolar, o novo projeto consiste numa plataforma online de acesso livre e gratuito, onde são disponibilizados a professores e educadores um conjunto de protocolos experimentais desenvolvidos e testados em laboratório pelos investigadores do CIIMAR. Cada protocolo propõe uma série de actividades relacionadas com as as áreas das Ciências Marinhas e Ambientais, que podem ser adaptadas ao plano curricular das disciplinas da área das ciências biológicas nos diferentes ciclos de ensino.

Os protocolos experimentais foram enquadrados, sempre que adequado, nos Sete Princípios Essenciais sobre a cultura científica do Oceano elaborados no âmbito do projeto “Conhecer o Oceano”. A adaptação destes princípios à realidade portuguesa foi coordenada pelo Ciência Viva, em colaboração com uma equipa de investigadores de diversas instituições, incluindo o CIIMAR.

Paralelamente, o portal disponibiliza uma oferta de palestras destinadas ao público escolar. Estas sessões serão realizadas na sala de aula por investigadores do CIIMAR e abordarão temas variados das Ciências Marinhas e Ambientais, inseridos nas áreas de investigação do instituto.