Manuel Duarte BaganhaReputado economista e eminente professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), Manuel Duarte Baganha (1922-2004) desenhou um longo percurso de cidadania ativa, por meio da participação cívica de cariz cultural, social e política, em prol do avanço civilizacional. Menos conhecido, este último percurso vai ser assinalado no próximo dia 6 de novembro, na Câmara Municipal do Porto (C.M.P.), numa conferência intitulada “Manuel Duarte Baganha: a intervenção cívica”, inserida no âmbito da homenagem à Figura Eminente da U.Porto 2015.

A conferência, que terá início às 18h30, será presidida pelo Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e contará com a participação de oradores como Augusto Santos Silva, sociólogo, professor da FEP e ativista político, Manuela Melo, bióloga, jornalista e antiga vereadora da C.M.P. (1990 -2002), Ricardo Figueiredo, arquiteto, antigo membro da Assembleia Municipal do Porto (1986-97) e antigo vereador da C.M.P. (2001-2004) e Rui Sá, engenheiro mecânico e antigo autarca na cidade do Porto (1983 – 2011).

Prevê-se que as intervenções dos oradores ajudem a situar o envolvimento de Manuel Duarte Baganha no ambiente cultural e político da cidade do Porto, designadamente em virtude do exercício do cargo de Presidente da Assembleia Municipal do Porto  entre 1990 e 2002. O economista e professor distinguiu-se de resto pela sua participação cívica ativa, nomeadamente no âmbito do associativismo e, em particular, do movimento cooperativo, estando ligado a associações tão diversas como o Círculo de Cultura Teatral, o Orphéon Portuense ou os Amigos do Coliseu.

Esta conferência surge integrada no vasto conjunto de iniciativas que, até final do ano, pretende dar conta da vida e obra de Manuel Duarte Baganha, centrando-se em particular na compreensão e análise de um percurso essencialmente desenvolvido na Universidade do Porto.

A sessão tem início às 18h30, no Átrio da Câmara Municipal do Porto. A entrada é livre.