Ana Luísa Amaral é um dos premiados nomes da poesia portuguesa da atualidade. (Foto: DR)

A poetisa Ana Luísa Amaral, professora aposentada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), vai ser distinguida com o Premio Internazionale Fondazione Roma: Ritratti di Poesia 2018, pelo conjunto da sua obra poética.

Ana Luísa Amaral é licenciada em Germânicas e doutorada em Literatura Norte-Americana pela FLUP, faculdade onde desenvolveu atividade docente nos domínios de Literatura e Cultura Inglesa e Americana. Atualmente aposentada, é membro da Direção do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, no âmbito do qual dirige o grupo internacional de pesquisa Intersexualidades.

A nível literário, é autora de mais de três dezenas de livros de poesia, teatro, ficção e literatura infantil, estando ainda representada em diversas antologias portuguesas e estrangeiras. Os seus livros estão publicados em países como Inglaterra, Brasil, França, Espanha, Suécia, Itália, Holanda, Colômbia, Venezuela, México e, brevemente, nos Estados Unidos da América

Entre as distinções que recebeu pela sua produção literária incluem-se o Prémio Literário Casino da Póvoa, em 2007, o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (APE), em 2008, ou o Prémio Rómulo de Carvalho/António Gedeão, em 2012.

Premio Fondazione Terzo Pilastro – Ritratti di Poesia surgiu em 2006, com o objetivo de promover a poesia contemporânea italiana e internacional. A edição deste ano será entregue numa cerimónia a decorrer no dia 9 de fevereiro, na Camera di Commercio di Roma (Itália).

Mais informações aqui.