CNU Rugby 7 masculino 2015

A equipa masculina recuperou o ceptro nacional depois de ter perdido a final em 2014. (Foto: FADU)

A Universidade do Porto sagrou-se esta terça-feira, 21 de abril, campeã nacional universitária de Rugby 7s masculino e feminino, depois de somar por vitórias todos os jogos disputados no Campeonato Nacional Universitário (CNU) da modalidade, que se disputou em Guimarães.

Ainda na “ressaca” da final perdida no CNU 2014, a U.Porto partiu para a competição masculina com a ambição de trazer o troféu para casa. E fê-lo em grande estilo. Com três vitórias na fase de grupos (19-10 à Associação dos Estudantes do Instituto Superior de Agronomi – AEISA, 47-0 à Associação Académica da Universidade de Évora – AAUE e 14-12 à Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico – AEIST), o “sete” da U.Porto deixou para trás a Associação Académica de Coimbra (AAC) nas meias finais (19-5). E desta vez não vacilou no jogo decisivo, onde confirmou a conquista do troféu depois de derrotar a Universidade Católica do Porto por 26-21.

Liderada pelo treinador Miguel Moreira, a equipa de Rugby 7s masculino da U.Porto contou com o contributo dos estudantes João Corte-Real (ICBAS), Miguel Queirós (FEP), Martim Ávila (FDUP), Miguel Leite (FADEUP), Abel Tavares (FLUP), Tomás Branca (ICBAS), António Guimarães (FEP), Frederico Maia (FADEUP), Luís Dias (FEP), Nuno Sampaio Maia (FDUP), Luís Otto (FEP), Rodrigo Figueiredo (ICBAS), Mateus Alves (FEP), José Maria Franco (FEP).

CNU Rugby 7 feminino 2015

A Universidade confirmou o favoritismo no setor feminino e sagrou-se bicampeã nacional.

No setor feminino, a seleção da U.Porto, campeã em título e detentora da medalha de bronze nos European Universities Games (EUGames2014), confirmou o favoritismo inicial. Depois de uma vitória expressiva (43-0) na jornada inaugural frente à Associação Académica da Universidade do Algarve, as atletas portuenses, lideradas por Nuno Gramaxo, somaram nova vitória contra a Associação Académica de Coimbra (AAC), por 17-12. A conquista do bicampeonato ficou selada com mais um triunfo sobre a AAC, desta vez por 12-7.

A representar a U.Porto no CNU de Rugby 7s feminino estiveram as estudantes Sónia Dos Santos (FLUP), Sofia Rios (FADEUP), Ana Azevedo (FCUP), Maria Branco (FEUP), Bárbara Lajoso (FEP), Francisca Pereira (FADEUP), Vanessa Pacheco (FADEUP), Ana Luísa Pinto (ICBAS), Ana Vanessa Carvalho (FADEUP), Luana Coutinho (FADEUP), Joana Ribeiro (FADEUP), Joana Gil (FADEUP), Andreia Sousa (FADEUP), Renata Fernandes (FBAUP), Catarina Ribeiro (FADEUP) e Sandra Silva (FADEUP).

Com esta dupla vitória, as duas seleções da U.Porto garantiram o passaporte para o Campeonato Europeu Universitário (European Universities Championships 2015), que este ano se realiza de 22 a 25 de julho, em Godollo (Hungria).