Plataforma ordena os preços das casas de acordo com as características selecionadas, organizados em mapas de cor

Planeia comprar ou arrendar casa? E se pudesse, à distância de um clique, comparar em diferentes localidades fatores como a segurança, o entretenimento ou a qualidade das suas escolas e serviços de saúde? A Zizabi, uma plataforma online criada por alumni da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), faz esse trabalho por si e pretende “revolucionar a forma de procurar casa em Portugal”.

Para uns, as principais preocupações na compra de um imóvel passam pela proximidade de serviços; para outros, a segurança e ainda há quem se preocupe em ter uma boa oferta de escolas nas redondezas … E o que muitas vezes acontece ao vendedor da casa, por força do objetivo a cumprir, é o “dourar da pílula”… basicamente, descrevem tudo como positivo. O que a Zizabi promete fazer é mostrar a realidade, com base em dados e casos concretos (vivências na primeira pessoa), e a custo zero. Basta pesquisar a rua, bairro, freguesia ou cidade desejada e são apresentados itens como as idades dos possíveis futuros vizinhos, as suas profissões, habilitações académicas ou ainda as características dos prédios, como o ano de construção e o número de pisos.

Selecionada para o programa da aceleração da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e um investimento inicial de cerca de 80 mil euros, a Zizabi (cujo nome vem de ‘Z’ -index e ‘abi’ – habitação), permite consultar desde dados sobre a população e comunidade de cada zona, mapas de preços de casas, classificação das escolas de acordo com o ranking do Ministério da Educação, entre muitos outros critérios.

Selecionada para o programa da aceleração da UPTEC, a Zizabi obteve um investimento inicial de cerca de 80 mil euros (foto: Zizabi)

Sediada no Porto, a Zizabi cruza o lado humano, pedindo a colaboração dos moradores de várias regiões para as descreverem, com critérios mais técnicos e específicos. É possível, por exemplo, obter informações com base em estatísticas provenientes do Instituto Nacional de Estatística (INE), Ministério da Justiça, Ministério da Educação ou mesmo Administração de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA) para dados atmosféricos.

De forma a tornar a navegação mais intuitiva e user-friendly, a plataforma ordena os preços das casas de acordo com as características pretendidas pelo utilizador, organizado em mapas de cor. A pesquisa pode ser mais alargada, por cidade, ou, à medida que se aproxima, chegar mesmo à rua pretendida, com informações práticas sobre a zona.

Envolvidos no projeto estão quatro antigos estudantes da FEUP: Rui de Sousa Neves, Tiago Magalhães, Luís Pina e Fábio Aguiar, do curso de Engenharia Informática e Ciências da Computação, e Helena Marinho, do curso de Ciência da Informação. Relativamente a resultados atingidos, os números de visitas não deixam dúvidas a demonstrar o sucesso: diariamente são ultrapassadas as 2 mil visitas. A plataforma foi lançada na cerimónia do Prémio Nacional de Indústrias Criativas, em outubro de 2013,no Centro Cultural de Belém, e foi um dos seis finalistas entre mais de 300 candidatos.

Para mais informações, vá a www.zizabi.com.