Harald zu Hausen venceu o Prémio Nobel da Medicina em 2008

Harald zu Hausen venceu o Prémio Nobel da Medicina em 2008

Mais de quatrocentos jovens cientistas de 25 nacionalidades reúnem-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), entre os dias 15 e 18 de setembro, para participarem na 11.ª edição do Young European Scientist Meeting (YES Meeting).

Este ano, o congresso arranca com um pré-curso que conta com a participação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Numa altura em que se enfrentam múltiplas ameaças em termos de Saúde Global, o “Global Health Day” tem como objetivo “sensibilizar os participantes para uma realidade médica ainda inexplorada na maioria dos cursos de Medicina e desenvolver competências em temas de importância seminal para a sua formação, ao longo de um dia ocupado com duas palestras e três workshops práticos que estarão a cargo de Fernando Nobre,

Beat Stoll e Christopher Dye, entre outros” explica Ana Vaz, presidente da comissão de organização do YES Meeting.

Na sexta, dia 16 de setembro, às 14h30, arranca uma sessão sobre Organoides (órgãos cultivados em laboratórios especializados em medicina regenerativa) e às 19h30, os participantes mudam-se para a Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos (novo local), para ouvirem a palestra do psiquiatra e ativista Domenico di Ceglie sobre disforia e mudança de género. Para complementar esta sessão, a jornalista britânica Parris Lee, ativista internacional pelos direitos da comunidade transgénero, irá dar o seu testemunho de vida.

No sábado, dia 17, o ponto alto é a sessão com Harald zur Hausen, Prémio Nobel da Medicina em 2008. Recorde-se que o cientista alemão descobriu a
associação entre o Vírus do Papiloma Humano (HPV) e o desenvolvimento do cancro do colo uterino. Nesta sessão, falará ainda sobre a relação entre o consumo de carne e o carcinoma colo-retal.

O presidente da AMI, Fernando Nobre, marca presença no pré-congresso

O presidente da AMI, Fernando Nobre, marca presença no pré-congresso

No mesmo dia, o congresso conta com uma sessão que traz ao púlpito do Auditório do Centro de Investigação da FMUP Jeffrey Friedman, vencedor do Albert Lasker Basic Medical Research Award 2010, um dos mais respeitados prémios a nível mundial. Este investigador norte-americano foi responsável pela descoberta da leptina, uma hormona com um papel fulcral na regulação do peso. O seu trabalho abriu as portas para uma melhor compreensão dos mecanismos moleculares implicados na obesidade, permitindo o desenvolvimento de estudos e terapêuticas sobre esta que é considerada a epidemia do século XXI.

No dia 18, o destaque vai para a sessão com Warner Arber, laureado com o Prémio Nobel da Medicina em1978.  A palestra deste prestigiado investigador, que é também presidente da Pontifical Academy of Sciences, terá como tema “Microbial genetics reveals the natural laws driving biological evolution”. Está marcada para as 11 horas.

Às 13h30, estará presente o investigador português Tiago Branco que falará sobre a linguagem das dendrites e o seu papel no comportamento inato, que inclui escapar a predadores e encontrar alimentos e parceiros. Note-se que o cientista português da University College of London venceu o Prémio Eppendorf em 2011.

Totalmente organizado por estudantes da FMUP, o YES Meeting é um evento científico internacional, destinado a estudantes das áreas biomédicas. Este ano, o evento incluiu cinco sessões dedicadas a Cardiologia de Intervenção, Cirurgia Fetal e Pediátrica, Organoides, Oncologia e Neurociências, para além de integrar cerca de 50 workshops sobre temas tão diversos como Sexologia, Radiologia de Intervenção, Cardiologia, Obstetrícia, Medicinas Alternativas ou Cuidados Intensivos.