FITU 2010Ainda falta quase um mês para o grande espetáculo no Coliseu do Porto mas, este sábado, dia 20 de setembro, a partir das 19h30,  a população do Porto já terá uma primeira demonstração daquilo que vai ser o  XXVIII FITU “Cidade do Porto”, organizado pelo Orfeão Universitário do Porto (OUP). Tendo como “testemunha” o edifício da Reitoria da U.Porto, em plena Praça dos Leões, dez tunas da U.Porto vão abrir as hostilidades do mais antigo festival académico do país, com um espetáculo único e gratuito para toda a comunidade: o FITU na Praça.

“Uma noite de convívio e intercâmbio universitário” é a promessa do OUP para a primeira edição de um evento que contará com as presenças da TUNAF – Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto e das tunas masculinas das faculdades de Desporto, Letras, Medicina, Ciências, Direito, Psicologia, Economia e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). A apresentação estará a cargo dos Jograis do OUP, cabendo o encerramento à Tuna Universitária do Porto (TUP), a tuna anfitriã do FITU “Cidade do Porto”.

O FITU em Praça vai também servir para escolher uma das tunas que irá participar na 28.ª edição FITU “Cidade do Porto”. A seleção caberá a um júri composto pelo Maestro António Sérgio, António Vasconcelos e José Frias Bulhosa (fundadores e organizadores do I FITU).

Servido o “aperitivo”, o FITU regressa então na noite do dia 11 outubro. Pelo palco do emblemático Coliseu do Porto vão passar diversas tunas nacionais e internacionais, naquela que se pretende que seja “mais uma noite de música, alegria e espirito académico dos estudantes da Academia do Porto”, projeta o OUP.

A Tuna Universitária do Porto e a Tuna Feminina do OUP serão uma vez mais as anfitriãs da noite, responsáveis pela abertura e encerramento do festival. Pelo meio haverá espaço para uma apresentação dos Jograis do OUP.