A utilização do vídeo como instrumento pedagógico foi um dos temas fortes do Workshop.

Mais de duas dezenas de comunicações foram apresentadas na segunda edição do Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da Universidade do Porto, que se realizou no dia 24 de janeiro, no Salão Nobre do complexo ICBAS/FFUP, com o propósito de reunir a comunidade académica na partilha e discussão das práticas de ensino e aprendizagem.

Quase todas as apresentações realizadas neste workshop estão já disponíveis para consulta no site da U.Porto, debruçando-se sobre os dois temas que dominaram as duas sessões de debate do evento.

Na primeira, orientada para a reflexão sobre as Oportunidades e Dificuldades na utilização do vídeo como instrumento pedagógico, apresentaram-se os serviços audiovisuais da unidade de Novas Tecnologias na Educação da U.Porto, nas componentes de gravação de aulas e desenvolvimento multimédia na área de vídeo. Foram ainda discutidos quatro exemplos da sua aplicação como recurso pedagógico e os novos desafios que estas colocam, em particular, na formação à distância.

A segunda sessão, intitulada Experiências pedagógicas na U.Porto, juntou um conjunto variado de intervenções de representantes das diferentes faculdades, aos quais coube apresentar distintas e relevantes experiências pedagógicas.

O workshop serviu ainda de palco para a apresentação dos projetos concorrentes à edição 2014 do Prémio de Excelência Pedagógica da U.Porto e diversas experiências pedagógicas de diferentes docentes das unidades orgânicas da Universidade.

Aberto a toda a comunidade académica da U.Porto, o Workshop Anual de Inovação e Partilha Pedagógica da U.Porto constituiu, assim, uma excelente oportunidade para (re)conhecer a excelência e inovação pedagógica dos docentes da U.Porto, para discutir e aprofundar a importância da qualidade do processo de ensino e aprendizagem e para apontar caminhos para a melhoria do sucesso escolar e pessoal dos estudantes da Universidade do Porto.