Nos Jantares Comunitários do “Serve The City”, voluntários servem e partilham a mesa com pessoas em situação de fragilidade social.

Perto de 100 pessoas em situação de isolamento e exclusão social foram servidos por outros tantos voluntários que participaram no jantar comunitário que a associação “Serve The City” organizou no dia 6 de março, na Cantina de Direito dos Serviços de Ação Social da U.Porto (SASUP).

Entre os voluntários encontravam-se 40 estudantes da Universidade do Porto que responderam ao apelo de se juntar ao grupo da rede de voluntariado Serve The City que se disponibilizou para preparar a sala, servir o jantar e realizar as limpezas finais do espaço. A preparação do jantar ficou a cargo dos trabalhadores das unidades de refeição dos SASUP que também se voluntariaram para este evento solidário.

De facto, este jantar comunitário contou com a colaboração dos SASUP na cedência do espaço, mas também com o apoio da Reitoria da Universidade do Porto, que assegurou o financiamento dos custos do evento, no âmbito da sua política de responsabilidade social.

Para além dos estudantes, também os trabalhadores dos SASUP se voluntariaram para colaborar neste evento solidário.

Os jantares comunitários promovidos pela rede “Serve The City”, servidos como num restaurante, caraterizam-se por colocar voluntários e pessoas em situação de fragilidade social lado a lado, na mesma mesa, partilhando a refeição e histórias de vida.

Constituem um um complemento à ação de várias entidades que apoiam as pessoas em situação de sem-abrigo na cidade, nomeadamente o CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, o Exército de Salvação, a Associação Saber Compreender, o FAZ Rondas e a Associação Amigos de Rua. Envolvem também cidadãos que individualmente ou integrados em equipas da empresa, escola, associação, etc. colaboram como voluntários e financiam a iniciativa.

Manuel Fontes de Carvalho (esq.), Pró-Reitor da U.Porto responsável pela Dimensão Social do Apoio aos Estudantes, e Manuel Barros (dir.), Diretor dos SASUP, também marcaram presença neste evento solidário.

De acordo com dados da “Serve The City”, ao longo dos últimos 7 anos foram servidos mais de 100 destes jantares comunitários, em Lisboa e no Porto, envolvendo mais de 1.500 pessoas em situações de fragilidade social, mais de 10.000 voluntários e dezenas de empresas e outras entidades. Os Jantares Comunitários foram lançados com o apoio da Comissão Europeia e são considerados um exemplo de “boas práticas” por entidades que acompanham a problemática das pessoas em situação de sem-abrigo.